Léo da Padaria questiona problemas em agendamentos de consultas com especialistas através do programa "Saúde Já"


Visualize fotos

O vereador Léo Alves, o Léo da Padaria (PV), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento questionando o Poder Executivo sobre dificuldades enfrentadas por pacientes no agendamento de consultas no programa “Saúde Já”, implementado pela secretaria municipal de Saúde.

 

De acordo com o parlamentar, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o procuraram para relatar problemas com os encaminhamentos para especialistas, que é feito nas unidades básicas de saúde após consulta com o clínico geral. 

 

“O agendamento no programa 'Saúde Já' é feito na própria UBS, com os dados da paciente, e inserido em um sistema informatizado. Ocorre que, no caso apresentado em nosso gabinete, depois da espera de quase um mês pela consulta, a paciente foi surpreendida ao chegar ao consultório e receber a informação da secretária de que não havia agendamento no nome dela”, relata Léo.

 

No documento, o vereador questiona a origem do problema, se isso tem sido frequente e quantos casos já foram registrados. Pergunta ainda se o sistema de agendamentos foi adquirido de terceiros ou desenvolvido por equipe da própria prefeitura e, seja qual for a resposta, quer saber se já houve a comunicação ao setor responsável para providenciar a solução. Também questiona se os funcionários que fazem o agendamento receberam treinamento específico.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária. As sessões estão temporariamente suspensas durante a fase emergencial do Plano São Paulo de combate à Covid-19.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação