0800- 7719701


Professor Padre Sergio questiona despejo de esgoto em córrego e pede levantamento de nascentes em Americana



O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências ao Poder Executivo sobre o despejo de esgoto em córregos e pede o levantamento das nascentes existentes no território do município.

 

No documento, o parlamentar relata que moradores do bairro Cidade Jardim II realizaram um reconhecimento da mata existente na região, próximo ao bairro Parque Novo Mundo, e constataram esgoto sendo despejado em um córrego, em pontos próximos a nascentes. “Os moradores que participaram do ato ecológico na mata estão de parabéns, diferentemente dos responsáveis pelo descarte de efluentes sem tratamento no córrego dos bairros, o que tem colocado em risco as nascentes lá encontradas”, alerta.

 

Ainda segundo o vereador, o fato de Americana não possuir reservatório de água bruta e depender do Rio Piracicaba para o abastecimento aumenta a importância do reconhecimento das nascentes e minas de água existentes no território do município.

 

“Sem saber exatamente quantas minas de água existem em Americana, em novembro do ano passado a prefeitura iniciou um trabalho de identificação das bacias para tentar aumentar a capacidade hídrica municipal. Segundo o Poder Executivo, pelo menos duas nascentes tinham sido localizadas, na época da divulgação, e precisariam ser recuperadas por conta de erosão, acúmulo de lixo e falta de mata ciliar”, destaca.

 

No requerimento, Sergio pergunta se o Poder Executivo tem conhecimento do despejo de esgoto em tratamento na mata dos bairros Cidade Jardim II e Parque Novo Mundo. Em caso de resposta positiva, questiona o que tem sido feito para coibir o problema. Questiona, ainda, se a prefeitura já mapeou todas as nascentes e minas de água da cidade, pedindo que seja enviada cópia do levantamento.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (8).


Publicado em: 05 de junho de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro