0800- 7719701


Welington Rezende contesta informações da secretaria de Educação referente a falta de professores



 

O vereador Welington Rezende (PRP) recebeu em seu gabinete um ofício da secretaria municipal de Educação em resposta a requerimento de sua autoria em que pediu informações sobre a disponibilização de profissionais da educação capacitados para assistir crianças com deficiência.

 

De acordo com Rezende, as informações prestadas pela secretaria são conflitantes com a decisão do Ministério Público do Trabalho de Campinas, que instaurou inquérito civil público e investiga a prefeitura pelo desvio de função de estagiários na rede municipal de ensino.

 

No ofício, a secretária de Educação Juçara Pastorelli Noveli Florian informou que Americana dispõe de número suficiente de professores para atender crianças e adolescentes com deficiência no município. “As crianças com deficiência da rede municipal de ensino estão sob a tutela de professor da sala regular e dispõem desse profissional nas salas e turmas existentes. A criança com deficiência incluída na sala de aula regular é responsabilidade do professor dessa sala, que fará as orientações necessárias ao estagiário, juntamente com a professora de educação especial e a pedagoga da unidade escolar”, apontou.

 

Ainda segundo o vereador, em visita realizada nos últimos dias ao Ciep do bairro Jaguari, foi constatado que uma estagiária, sem conhecimento específico de língua estrangeira, assumiu uma sala de aula devido ao déficit de professores de inglês, ocasionado pela exoneração de servidores em estágio probatório.  “A educação é o setor mais afetado com as exonerações. Verifiquei ainda que uma cuidadora chega a dar aulas quando professores faltam no Ciep Jaguari”, disse.

 

Segundo informações do Ministério Público, o inquérito foi aberto em 12 de junho e deverá ocorrer uma audiência entre a promotoria e a prefeitura de Americana, para discussão de um Termo de Ajustamento de Conduta. O inquérito foi aberto após denúncia de que estagiários estariam dando aulas em escolas do município devido à falta de professores.

 

* Com informações da assessoria do vereador

 


Publicado em: 26 de julho de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro