Câmara entrega medalha de mérito Ayrton Senna em sessão solene nesta terça

Publicado em: 02 de outubro de 2017

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta terça-feira (3) sessão solene de entrega de medalhas de mérito “Ayrton Senna” ao atleta Edison Antiqueira Fassina pelos relevantes serviços prestados no âmbito do esporte no município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 4 da NET e pelo site oficial: www.camara-americana.sp.gov.br.

 

A medalha “Ayrton Senna” foi instituída em 2002 na Câmara Municipal. O objetivo é congratular e homenagear a pessoas, equipes, clubes, empresas e qualquer entidade de Americana que tenham se destacado em competições esportivas oficiais e de grande relevância e no desenvolvimento do esporte do município.

 

Edison Antiqueira Fassina

 

Edison Antiqueira Fassina, 66 anos, é paulista de Jundiaí. Filho de Antonio José Fassina e Helena Antiqueira Fassina, casado com Maria Elena. Pai de Vivian e Vitor Hugo. Avô de Ian e Igor.  

 

Sua trajetória no esporte começou aos 13 anos, estudando no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em Americana, onde passou a disputar campeonatos que reuniam representantes de cidades da região. Graduado em Administração de Empresas, jogou futebol de salão no Esporte Clube Condor de Americana, sagrando-se tricampeão municipal nos anos de 1967, 1968 e 1969. Foi campeão municipal nos anos de 1970, 1971 e 1972, no Clube Cultura de Capivari, em Rafard e no Botafogo do Cambuí.

 

Iniciou sua carreira como dirigente de futebol no ano de 1981 no Rio Branco Esporte Clube, após formação no Grupo dos 13 e convidado pelo Sr. Armindo Borelli. De 1989 até 1991 foi vice-presidente dos esportes amadores do Rio Branco Esporte Clube. Entre 1992 e 1993 assumiu a vice-presidência do clube. Seu trabalho contribuiu muito para a manutenção do clube na principal divisão do futebol paulista durante 17 anos consecutivos.

 

Durante sua passagem pelo Rio Branco, Fassina revelou jogadores como Fred, Souza, Alcides Eduardo, Danilinho, Sandro Hiroshi, Mineiro, Marcos Assunção, Flávio Conceição, Marcos Senna, Marcelinho Paraíba, Anailson, Alexandre, Zinha, entre outros.

 

Foi também empresário e procurador de diversos jogadores. Como parceiro das categorias de base do América de São José do Rio Preto de 1997 a 2001, conquistou o título de campeão paulista na categoria infantil no ano de 2000. Participou da montagem do time que consagrou campeão da série A3 pelo Rio Branco Esporte Clube – Americana, em 2012.

 

Foi um dos idealizadores e fundadores do Núcleo de Integração e Desenvolvimento do Ser, instituição sem fins lucrativos fundada em 1995, que tem como objetivo promover, por meio do trabalho voluntário, atividades gratuitas com crianças, jovens e adultos, proporcionando o desenvolvimento pessoal, social, cultural e educacional.

 

Atou como secretário adjunto de esportes na prefeitura municipal de Americana e em empresas trabalhou como relações públicas, gerente administrativo e auditor.  Atualmente trabalha em um escritório de empresários de futebol como coordenador.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas