0800- 7719701


Antonio Carlos Sacilotto recebe título de cidadão emérito em sessão solene



A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (25) sessão solene para a entrega do título de cidadão emérito ao senhor Antonio Carlos Sacilotto, pelos relevantes serviços prestados. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Odair Dias (PV).

 

Participaram da solenidade os vereadores Dr. Alfredo Ondas (PMDB), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PMDB), Marschelo Meche (PSDB), Rafael Macris (PSDB) e Thiago Brochi (PSDB), além do prefeito de Americana Omar Najar (PMDB), o vice-prefeito Roger Willians (PSDB), o deputado deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) e o deputado estadual Chico Sardelli (PV). Também estiveram presentes convidados, amigos e familiares do homenageado.

 

Durante o uso da palavra, o autor da propositura destacou o exemplo de vida do homenageado. “Eu entendo que a cidade precisa valorizar cada vez mais as pessoas que servem de referência, pessoas que mostram e trilham o verdadeiro caminho que deve ser seguido. Agradeço ao Sacilotto por tudo que fez e continua fazendo parta nossa cidade. Ele é um exemplo, uma pessoa diferenciada que faz com que tenhamos orgulho de viver em Americana”, apontou o vereador licenciado e secretario de meio ambiente Odair Dias.

 

O prefeito Omar Najar utilizou a palavra e enalteceu a importância do novo cidadão emérito. “Essa homenagem que o vereador Odair Dias e a Câmara Municipal presta me deixa muito satisfeito e é merecida. Fico feliz de participar da entrega dessa honraria e parabenizo a toda família Sacilotto”, destacou.

 

“O americanense tem uma relação muito próxima com a questão do trabalho. Todos nós estamos aqui por conta do trabalho e descendemos de pessoas que vieram aqui para trabalhar e o Sacilotto não é diferente. Ele vai deixar toda essa história bonita como um legado para todos nós”, falou o presidente da Casa, vereador Dr. Alfredo Ondas.

 

Ao final da cerimônia, o homenageado agradeceu a todos pela honraria. “Agradeço, pois esse título é muito significativo para mim. Eu comecei a trabalhar, como todos os meus irmãos, muito cedo no comércio dos meus pais e tudo que fiz e faço na vida sempre tive a apoio da minha família e isso é importante. Peço a Deus que me dê saúde física e mental para que até os últimos dias de minha vida eu possa ser ativo e participante. Feliz é aquele que ao atingir a velhice tenha algo a mais a contar do que sua simples idade”, discursou.

 

Biografia

 

Antonio Carlos Sacilotto, engenheiro civil e professor universitário. Nascido em Americana em 08 de setembro de 1946. Casado há 33 anos com Rosa Maria Reis Sacilotto, médica pediatra e hebiatra. Pai de Agnes Thais Sacilotto, economista, e Renê André Sacilotto, médico.

 

Ao concluir o colegial com dezesseis anos, ingressou através de processo de seleção no curso de Engenharia Militar na Academia Militar de Agulhas Negras, no Rio de Janeiro.  Um ano depois, deixou a escola militar e ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de São Carlos, na Universidade de São Paulo. Foi lá que se graduou e posteriormente fez seus cursos de pós-graduação e mestrado em engenharia. Sua especialidade na área de engenharia civil é calculo estrutural e fundações.

 

Recém formado, foi convidado pelo então prefeito municipal de Americana, Abdo Najar, a assumir a Diretoria de Obras e Viação da Prefeitura de Americana, seu primeiro emprego como engenheiro. No ano de 1984, juntamente com seus irmãos e cunhado, fundou a Construtora SAMA, responsável por inúmeras obras no Estado de São Paulo, construindo indústrias, escolas, pontes e viadutos.

 

Atua na área acadêmica como professor universitário há 28 anos, nos cursos de engenharia civil da Escola de Engenharia de Piracicaba, da UNIMEP e UNISAL. Foi professor também no curso de arquitetura da UNIMEP.

 

É membro do Rotary Club de Americana, há 30 anos, tendo sido seu presidente por quatro vezes, desenvolvendo e defendendo projetos comunitários de prestação de serviços visando resolver os desafios mais difíceis da comunidade.

 

Como voluntário foi responsável pelo projeto e acompanhou toda a obra de construção do Centro Comunitário do bairro Vila Mathiensen. Participou da doação de área e do projeto para a ampliação da Casa da Criança de Dom Bosco, instalada também no bairro Vila Mathiensen, que hoje atende mais de 150 crianças.

 

Como engenheiro trabalhos durante anos e intermediou toda a negociação além de acompanhar todo o processo das obras de Duplicação e pavimentação da Avenida Cillos até a abertura das ruas para sua interligação com a Avenida Iacanga.

 

Ingressou na vida pública por influência de seu irmão Vicente Sacilotto Netto, que foi vereador por três mandatos, e presidente da Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos, de 2001 a 2016, foi Presidente da Câmara no biênio 2011 – 2012 e autor de mais de oitenta leis, algumas com repercussão nacional. Atualmente, continua atuando na área acadêmica e de engenharia, e em março assumiu com diretor do Escritório da Casa Civil do Governo do Estado.


Publicado em: 28 de agosto de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro