0800- 7719701


Thiago Martins questiona custo mensal com transporte escolar municipal



O vereador Thiago Martins (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que reitera pedido de informações sobre o transporte escolar municipal e apresenta questionamentos sobre o custo mensal da operação pela prefeitura.

 

No documento, o parlamentar destaca que pais de alunos da rede municipal de ensino reclamaram da redução no número de crianças atendidas pelo transporte escolar em Americana. Martins relata ter recebido informações da prefeitura, em resposta ao requerimento nº 430/2017, com relação ao custo mensal do transporte e a capacidade e dos veículos utilizados.“Analisando a resposta, nota-se que a secretaria possui frota própria de sete ônibus, porém o serviço é suplementado por vinte e cinco carros de grande porte e dezesseis micro-ônibus fretados, obtendo-se R$1.463.228,30 como custo total mensal”, aponta.

 

Ainda segundo o vereador, comparando o número de 3.460 alunos que utilizam o serviço de transporte com o custo mensal da operação, chega-se a um valor superior a R$ 420 mensais, sem levar em consideração custos com manutenção da frota própria. “Em conversa com motoristas que operam em vans escolares regularizadas na prefeitura para transporte de alunos de modo particular, nota-se que a média de preços para esse tipo de serviço é bem inferior ao valor despendido mensalmente, além de proporcionarem o conforto de embarque e desembarque individualmente frente às residências e facilitarem o remanejamento de linhas devido ao número mais elevado de alunos”, afirma Martins.

 

“Diante disso, estive no bairro Jardim dos Lírios e moradores expuseram a dificuldade ocasionada pela redução de linhas escolares para as crianças da região. Pais comentaram que, com o trajeto reduzido, muitos pontos deixaram de existir e crianças pequenas precisam se locomover sozinhas pela periferia para conseguir o transporte”, expõe.

 

No requerimento, o vereador pergunta ao Executivo se existe planejamento para melhorias e ampliação de atendimento no serviço de transporte municipal das crianças às escolas de Americana e se a secretaria já analisou a possibilidade de parceria para que a Prefeitura arque com os custos por aluno/mês diretamente às vans escolares particulares para transporte.

 

Questiona ainda quais providencias vêm sendo tomadas para melhor aplicação orçamentária, quanto foi a economia desde março/2017 com o corte das linhas e se haverá outras medidas para corte de custos.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (21).


Publicado em: 20 de setembro de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro