Vagner Malheiros questiona ações do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões

Publicado em: 11 de abril de 2018

Selecione a Imagem

O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre as ações desenvolvidas através do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões (PCVE).

 

De acordo com o parlamentar, Americana é a maior fornecedora de escorpiões vivos ao Instituto Butantan para a produção de soro antiescorpiônico. Desde o início do trabalho de captura na cidade em 2005, já foram enviados mais de 51 mil escorpiões da espécie amarelo ao instituto paulista. “Fica evidente a importância da participação da cidade na manutenção da fabricação do soro, indispensável na ocorrência de acidentes envolvendo esses animais”, aponta.

 

“Entretanto, é fato que a probabilidade de ocorrência de acidente por ataque de escorpião às pessoas do município também pode ser maior, já que esses dados de coleta do animal registrados há mais de dez anos demonstram que pode existir uma grande população de escorpiões na cidade”, explica Malheiros.

 

No requerimento, o vereador pergunta quantos acidentes envolvendo escorpiões foram registrados na cidade em 2017 e 2018, quantas equipes do PVCE atuam para atendimento da população e no processo de captura noturna de escorpiões, e se o programa conta com o respaldo do Executivo.

 

Questiona, ainda, quantos chamados de moradores relacionados ao surgimento de escorpiões foram registrados através do SAC da prefeitura em 2017, quais procedimentos são adotados pelo PVCE para esses atendimentos e se existe alguma compensação recebida pelo município do Instituto Butantan ou do governo do estado.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (12).


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Vagner Malheiros

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas