Alunos da EE Profª Antonieta Ghizini Lenhare participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 25 de abril de 2018

Quarenta alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Antonieta Ghizini Lenhare, do bairro Jardim Brasília, participaram na quarta-feira (25) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.

Ainda na escola, os alunos tiveram discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos vereadores, que acompanharam as discussões. Participaram o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas (MDB), e os vereadores Odir Demarchi (PR), Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB) e Thiago Martins (PV).

A mesa diretora foi composta por Michael Henrique (presidente), Beatriz Souza (primeira secretária) e Vitor Hugo Rossi (segundo secretário). Foram discutidos três projetos de lei, dois requerimentos e sete indicações.

Proposituras

Foi aprovado pelos vereadores mirins um projeto de lei de autoria do vereador Pedro Aloi que torna obrigatória a colocação de containers de reciclagem nos bairro de Americana.

Foi aprovado um projeto de lei de autoria do vereador Marcos Vinicius Gonçalves que institui o incentivo fiscal para moradores e empresas que adotarem praças e canteiros de avenidas.

Também foi aprovado um projeto de lei de autoria da vereadora Larissa Messias que torna obrigatório o passe livre aos alunos de escola pública nos ônibus municipais.

Foram aprovadas ainda as seguintes proposituras:

- Requerimento de autoria da vereadora Ághata Bertie que pede informações sobre a segurança no bairro Jardim Brasília e Terramérica.

- Requerimento de autoria da vereadora Ana Julia Bonfim que pede informações sobre o atendimento no Hospital “Dr. Waldemar Tebaldi”.

- Indicação de autoria da vereadora Monalisa Ota solicitando construção de creche no Jardim Terramérica.

- Indicação de autoria da vereadora Amanda Guedes solicitando sinalização em frente à Escola Antonieta Ghizini Lenhare.

- Indicação de autoria da vereadora Milena Lisiel solicitando área de lazer no bairro Jardim Brasília.

- Indicação de autoria da vereadora Rafaela Gobbo solicitando instalação de Posto de Saúde no bairro Jardim Brasília.

- Indicação de autoria da vereadora Adrielly Salles solicitando parceria da prefeitura em projetos do meio ambiente.

- Indicação de autoria da vereadora Fabiana Fernandes solicitando limpeza de ruas e calçadas no bairro Jardim Brasília.

- Indicação de autoria do vereador Michael Henrique solicitando o fechamento da Avenida Padre Oswaldo Vieira de Andrade aos domingos para a prática de esportes e atividades de lazer.

O projeto

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

Categoria: Câmara Jovem