Professor Padre Sergio pede informações sobre atendimento pré-hospitalar e de emergência pediátrica

Publicado em: 04 de junho de 2018

Selecione a Imagem

 

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre postos médicos, atendimento pré-hospitalar e atendimento de emergência pediátrica.

 

No documento, o parlamentar relata o falecimento de uma criança no Pronto Atendimento do Zanaga ocorrido no dia 3 de junho e questiona o fato de que a base da ambulância que faz o atendimento em Americana fica em Limeira “Existem relatos de que diariamente as ambulâncias do município transportam pacientes de convênios como Unimed e Irmam para realizarem sessões de hemodiálise que ficam ao lado do Hospital São Francisco”, aponta.

 

De acordo com o vereador, caso a informação seja verdadeira, configura-se “um ganho gratuito dos convênios, enquanto a municipalidade gasta com ambulâncias terceirizadas”, acrescenta.

 

Padre Sergio expõe ainda, no requerimento, dificuldades enfrentadas pelos usuários da rede pública municipal de saúde. “O PA do Zanaga funciona sem equipe fixa e muitos dos que lá trabalham, no caso da enfermagem, são de outras unidades e estão ali realizando horas extras, devido à falta de profissionais. Para crianças, assim como para idosos e o restante da população, só restou o Hospital Municipal para atendimento de emergência. Essa precarização da saúde levou os pais a migrarem para convênios particulares”, pondera.

 

No requerimento, o vereador pergunta como é o fluxo de atendimento infantil na rede pública, quantas horas extras foram pagas no PA do Zanaga nos últimos três meses e qual o quadro de profissionais de enfermagem, médicos e médicos com especialização em pediatria lotados na unidade, e como estão distribuídos por plantão. Questiona, ainda, como é feito o atendimento móvel pré-hospitalar no município, onde ficam as unidades móveis e quanto a prefeitura paga mensalmente para o serviço de ambulância móvel.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (7).

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Professor Padre Sérgio

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas