Thiago Brochi conhece projeto de reciclagem de pontas de cigarro

Publicado em: 04 de julho de 2018

Selecione a Imagem

 

O vereador Thiago Brochi (PSDB) visitou na sexta-feira (26) uma empresa especializada no trabalho de reciclagem de pontas de cigarro, na cidade de Votorantim (SP). O objetivo da visita foi conhecer a tecnologia e estudar a implantação de um projeto semelhante em Americana.

 

De acordo com o fundador da empresa, Marcos Robles Poiato, a reciclagem é feita através da gestão completa dos resíduos tóxicos e de programa socioeducativo de sensibilização ambiental. “O programa disponibiliza caixas coletoras com mídias educativas, a fim de incentivar o descarte correto deste material”, explicou. A “bituca” é transformada em massa celulósica, que é destinada para oficinas de arte que realizam a produção de papel artesanal.

 

O vereador Thiago Brochi, autor da lei municipal nº 6.135/2018, que instituiu a Semana Municipal do Lixo Zero em Americana, ressaltou a necessidade de uma solução para o descarte das pontas de cigarro. “A bituca é um problema gravíssimo não só para o meio ambiente, como também para a saúde da população. Para se ter uma ideia, possui 4.700 substâncias tóxicas, e equivale ao lixo hospitalar, que hoje segue normas rigorosas de descarte. Sendo assim, precisamos nos atentar para esse resíduo tão poluente e que encontramos em todos os lugares”, avaliou.

 

Brochi destacou que é preciso também conscientizar a população sobre os malefícios que o cigarro ocasiona para a saúde, além do prejuízo que traz para o meio ambiente. “Além do trabalho de coleta e descarte regular, a empresa oferece oficinas e palestras de conscientização. Trata-se de um projeto interessante que seria muito positivo se aplicado em Americana”, concluiu o vereador.

 

* Com informações da assessoria do parlamentar

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Thiago Brochi

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas