0800- 7719701


Dr. Alfredo Ondas propõe criação do programa de segurança comunitária “Vigilância Solidária”



 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas (PMDB), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a criação do programa municipal de segurança comunitária denominado “Projeto Vigilância Solidária”.

 

De acordo com o parlamentar, o objetivo é incentivar a população a colaborar com a segurança do município por meio da integração da comunidade com as instituições policiais, através dos mecanismos, ferramentas e ações de policiamento preventivo existentes.

 

“O projeto vem para motivar a sociedade a colaborar com as instituições policiais e com o poder público no sentido da mudança de comportamento, buscando a conscientização de que a solidariedade entre as partes, em termo de segurança, pode vir a ser ferramenta facilitadora para reduzir os indicadores criminais e aumentar a sensação de segurança nas comunidades.”, destaca Dr. Ondas.

 

A proposta estipula que o programa realizará o cadastramento de adesão voluntária de moradores, comerciantes e atuantes em cada comunidade, identificando-os para fins de formação de equipes e rede de contatos.

 

O projeto consiste ainda na realização de reuniões periódicas de mobilização com a comunidade, bem como palestras de prevenção, conscientização e capacitação, além do estabelecimento de canais de comunicação e transmissão de informações, que possibilitem o envio de dicas sobre segurança e informações que colaborem para o bem-estar da comunidade.

 

“Temos visto crescentes índices de roubos, furtos e outras ocorrências nos bairros da cidade. Ao mesmo tempo em que as instituições policiais se esforçam para atuar eficazmente de forma preventiva e ostensiva, elas também enfrentam limitações em algumas ações, como um baixo número de efetivo nas ruas, o que dificulta a atuação abrangendo integralmente todo o território do município. Acreditamos que este projeto pode contribuir em muito nesse sentido”, conclui Dr. Ondas.

 

O projeto de Lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

 


Publicado em: 04 de dezembro de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro