Semana de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado é aberta oficialmente na Câmara

Publicado em: 03 de setembro de 2018

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana sediou na segunda-feira (3), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a abertura oficial da 1ª Semana de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado, que será realizada até 6 de setembro. A semana foi instituída pela lei municipal nº 6.200/2018, de autoria da vereadora Judith Batista (PDT).

 

Participaram da abertura a vereadora Judith Batista, o presidente do Grupo Unimed Americana, ex-secretário municipal de Saúde e cidadão americanense, Dr. Emerson Assis, o médico ginecologista e vice-presidente do Grupo Unimed Americana, Dr. Libório Antonio Cecim Albim, a coordenadora do programa Mamãe Neném, Sandra Possobom, além de doulas, enfermeiras, gestantes e demais convidados.

 

A abertura contou com uma palestra da enfermeira Juceli Constantino, da Unimed, sobre parto adequado, e uma mesa redonda comandada pela doula Lucía Caldeyro com o tema “Parto Humanizado – Desafios e conquistas”. O encerramento foi feito por Denise Bueno, Ana Paulta Rotger e Vandineia Basseio, que promoveram a atividade lúdica “Canto no Ventre”.

 

Durante o uso da palavra, a vereadora Judith Batista destacou importância da criação da lei. “O que me levou a elaborar esse projeto é para que a maioria das mulheres tenha conhecimento do direito e do respeito que cabe a nós no momento do parto e para que todas saibam a importância dos procedimentos adequados para a saúde da mulher e do bebê. A diferença fundamental está no respeito e no desejo da mulher, porque se tratando de um parto normal, muitas vezes, são adotados procedimentos desnecessários e até prejudiciais”, apontou.

 

O presidente da Unimed, Dr. Emerson Assis, parabenizou a vereadora pelo projeto. “Parabéns é muito pouco. Acho que mulheres que mostram a coragem de assumir bandeiras e criar modificações são incríveis e quando soube da lei fiquei extremamente feliz. Quando fazemos uma semana para incentivar o parto normal humanizado, é porque não estamos fazendo nada para colocar na parede ou para criar mais um título e sim para realmente transformar vidas, transformar a experiências da mulher naquele momento, que pode ser algo maravilhoso como algo muito triste e decepcionante”, discursou.

 

1ª Semana de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado

 

A semana conta com palestras sobre o tema ministradas por doulas, fisioterapeutas e especialistas, além de vivências práticas, caminhada para gestantes, mesa redonda, exposição de fotos sobre parto humanizado e o lançamento do livro “Cheia de vida: Respiração Ovariana e Alquimia Feminina”, da autora Sajteeva Hurtado. Os eventos acontecem na Câmara Municipal de Americana, Parque Tio Gága e Paróquia São Benedito.

 

Para mais informações sobre as atividades, falar com as doulas Meire Rosa (19) 99243-1714 e Mirsha Sanudo (19) 99434-6792 (organizadoras).

 

Programação dos próximos dias

 

04/09/2018 (Terça)

Local: Câmara Municipal de Americana (End: Praça Divino Salvador, 5 – Jardim Girassol).

Horário: 19h às 22h

– Palestra com Dr. Ricardo Hebert Jones, tema “Pilares da Humanização da assistência ao parto – Doulas Desafios e conquistas”.

– Palestra com Dra. Raquel Ribeiro Pavão Körbele, tema “Direitos das Gestantes”.

 

05/09/2019 (Quarta)

Local: Paróquia de São Benedito (End: Rua Minas Gerais, n° 453 – Jardim Colina).

Horário: 14h às 16h

– Fisioterapeuta Laís Bonagenio Peresin ( FAM – Faculdade de Americana), tema “ Os cuidados com o períneo antes e após o parto”.

– Doula Gabi Libânio, tema “A importância do início da vida”.

 

06/09/2018 (Quinta)

 Local: Paróquia de São Benedito (End: Rua Minas Gerais, n° 453 – Jardim Colina).

 Horário: 14h às 17h.

- Oficina de Parto, tema “Como identificar o trabalho de parto e como lidar com cada fase”, com Doulas Denise Bueno e Mariana Majolli.

– Palestras com Dra. Raquel Amarante, Fonoaudióloga Paula Martins e enfermeira Renata Torres, tema “Cuidados com recém-nascido em alojamento conjunto, a importância dos exames do pezinho e orelhinha e as vacinas nos primeiros dias de vida”.

– Palestra com fisioterapeuta Amanda Gava, tema “Volta sexual pós parto e desejo sexual”.

– Atividade dança bebê, com Terapeuta e Bailarina Dani Modesto.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Eventos

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas