Alunos da EE Profª Idalina Grandin Mirandola participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 04 de setembro de 2018

Selecione a Imagem

Trinta alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Idalina Grandin Mirandola, do bairro Vila Bertini III, participaram na terça-feira (4) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.

 

Ainda na escola, os alunos participaram de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos vereadores, que acompanharam as discussões. Participaram os vereadores Gualter Amado (PRB), Professor Padre Sergio (PT), Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB) e Thiago Martins (PV), a vice-diretora da escola, Gislayne Matthiensen e as professoras Kelly Sangalli e Vania Telles de Souza.

 

A mesa diretora foi composta por Clayton Willian Araújo (presidente), Julia Mantovani (primeira secretária) e Maria Eduarda Ramos (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, um requerimento e nove indicações.

 

Proposituras

 

Foi aprovado pelos vereadores mirins um projeto de lei de autoria do vereador Ryan Sencio que pede construção de área de lazer no bairro Nova Carioba.

 

Foi aprovado um projeto de lei de autoria da vereadora Isabelly Silva que disponibiliza transporte público gratuitamente aos alunos da escola Idalina Grandin Mirandola.

 

Também foi aprovado um projeto de lei de autoria do vereador Clayton Willian Araújo que torna obrigatório o direito de alunos de até catorze anos ao transporte escolar municipal.

 

Foram aprovadas ainda as seguintes proposituras:

 

- Requerimento de autoria da vereadora Priscila Martins que pede duas vias no cartão de vale transporte para estudantes.

 

 

- Indicação de autoria da vereadora Yasmin de Melo Oliveria que solicita poda de árvores em bairro da cidade.

 

- Indicação de autoria da vereadora Leticia Aparecida Bissoli solicitando pintura de faixa de segurança em ruas próximas à Escola Idalina Grandin Mirandola.

 

- Indicação de autoria da vereadora Maria Eduarda da Silva solicitando instalação de posta de iluminação na Rua Agenor Faion.

 

- Indicação de autoria da vereadora Maria Eduarda da Silva Ramos solicitando instalação de iluminação na praça do bairro São Manoel.

 

- Indicação de autoria da vereadora Bárbara Gomes Favareto solicitando instalação de bancos e reforma da Praça na Avenida Carmela Faé Ardito.

 

- Indicação de autoria da vereadora Sara Santarosa Guerra solicitando limpeza de lixo e entulho na Rua João de Pádula.

 

- Indicação de autoria da vereadora Maria Vitória Silva solicitando instalação de playground e equipamentos de ginástica na Praça do bairro Cariobinha.

 

- Indicação de autoria do vereador Ricardo Jacinto solicitando instalação de poste de iluminação na Rua Benedito Lacerda.

 

- Indicação de autoria da vereadora Hyandra Mobilon solicitando instalação de semáforo na Rua João Bernestein, 601 no bairro São Vito.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Câmara Jovem

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas