Câmara entrega título de cidadão americanense a Antônio Javaroni em sessão solene nesta terça-feira

Publicado em: 17 de setembro de 2018

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana realiza na terça-feira (18) sessão solene para a entrega de título de cidadão americanense ao senhor Antônio Javaroni, pelos relevantes serviços prestados ao município.

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelo canal 4 da NET, e pelo site oficial. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do presidente do Legislativo, o vereador Dr. Alfredo Ondas (MDB).

 

Biografia – Antônio Javaroni

 

Antônio Javaroni nasceu em 28 de janeiro de 1929 em Torrinha, interior de São Paulo. Filho de Daniel Javaroni, imigrante italiano, e de Victalina Mantovani Javaroni. Irmão gêmeo de Domingos Javaroni, tendo mais quatro irmãos: Cezarino, Arlindo, Madalena e Miguel. Casado com Neyde Marson desde 30 de maio de 1953. Pai de Valdessir, Wilma, Valmir, Wanda, Vani e Viviane, que lhe deram quinze netos e dez bisnetos.

 

Aos 12 anos começou a trabalhar na profissão de pedreiro, se tornando mais tarde Mestre de obras. Trabalhou na construção de várias casas e prédios, inclusive da ponte de Barra Bonita. Ainda em Torrinha foi eleito vereador em 1955, por ser um jovem comprometido com a Igreja.

 

Em 1968, resolveu buscar uma nova vida e pensando nos estudos dos filhos, mudou-se para Americana, cidade natal de Neyde. Em Americana continuou com a profissão de Pedreiro, tendo depois um comércio de materiais de construção.

 

Atuou diretamente na formação da comunidade católica do bairro Jardim América, em novembro de 1968. O casal era responsável por receber os padres e freiras que vinham à capela. Administravam a comunidade e, com seu crescimento, começaram a construção da Igreja Nossa Senhora das Graças, erguida com a ajuda dos moradores.

 

Seu Javaroni, como é conhecido no bairro, é Ministro de Eucaristia desde então, levando Comunhão aos doentes do bairro. Hoje com 89 anos ainda participa ativamente da Comunidade. Faz parte das Missas semanais e do “Grupo de Terço dos Homens, terço nas casas de famílias e da  Novena do Perpétuo Socorro”.

 

Americanense por opção o Sr. Javaroni se tornou uma peça importante na construção da Comunidade Católica Nossa Senhora das Graças, sempre com muito trabalho, honestidade e fé.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas