Vagner Malheiros pede informações sobre Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões

Publicado em: 08 de novembro de 2018

Selecione a Imagem

O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre as ações desenvolvidas através do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões - PVCE.

 

No documento, o vereador lembra que o PVCE promove ações educativas em saúde pública através de atividades desempenhadas por uma equipe técnica, fornecendo informações sobre medidas preventivas de controle de acidentes com escorpiões. “Em 2016 há registros de acidentes com escorpião que ocorreram praticamente um por dia, totalizando 365 registros. Já em 2017, foram registrados 420 acidentes, ou seja, um aumento de mais de 15% entre esses anos”, expõe.

 

Malheiros destaca o alto número de animais capturados na cidade, o que aumenta o risco de casos de picadas. “Desde o início do trabalho de captura deste animal na cidade, em 2005, já foram enviados mais de 51 mil escorpiões da espécie amarelo ao Instituto Butantan. É fato que a probabilidade de ocorrência de acidente por ataque de escorpião às pessoas em Americana também pode ser maior, já que esses dados de coleta do animal registrados há mais de dez anos demonstram que pode existir uma grande população de escorpiões na cidade”, acrescenta.

 

No requerimento o vereador pergunta quantos acidentes envolvendo escorpiões já foram registrados na cidade em 2018, quais os bairros com maior incidência e se houve aumento no efetivo de servidores para atuação junto ao PVCE.

 

Questiona, ainda, se o programa recebe o respaldo do Executivo com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, vestimenta, inseticidas, e outros materiais de consumo necessários e quantos chamados de moradores relacionados ao surgimentos de escorpiões foram registrados através do SAC da Prefeitura.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (8).


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Vagner Malheiros

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas