0800- 7719701


Câmara adota novo procedimento de votação no painel eletrônico do Plenário



A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quinta-feira (25), às 14h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a primeira sessão ordinária de 2018 após o recesso parlamentar de trinta dias. Na volta aos trabalhos, os vereadores contarão com uma novidade no procedimento de votação das proposituras discutidas na Casa.

 

Por determinação da Mesa Diretora, a visualização dos votos dos parlamentares no painel eletrônico do plenário só ficará disponível após todos os vereadores votarem. Quando o voto for registrado, uma letra V na cor branca, com fundo azul, aparecerá ao lado do nome. Somente depois do registro de todos os votos é que será revelado se o vereador votou a favor (letra S em branco com fundo verde), contrário (letra N em branco com fundo vermelho) ou se absteve-se (letra A preta com fundo branco) da votação. Atualmente, os votos podem ser visualizados no momento em que são registrados.

 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas (PMDB), o objetivo da alteração é resguardar a individualidade e o caráter democrático da votação.

 

“A liberdade de expressar o voto através do painel eletrônico não acontece de forma ordenada à apresentação de cada voto, possibilitando que alguns vereadores conheçam antecipadamente os votos dos colegas, permitindo assim que, em uma manobra matemática, tomem posição não por mérito e sim para alterar ou condicionar um resultado que poderia não ocorrer se a decisão individual do voto aparecesse no painel após a comprovação de que todos votaram”, defende.

 

O novo sistema de votação foi testado durante o recesso parlamentar e recebeu as adequações necessárias pela Coordenadoria de Informática da Casa. A primeira sessão ordinária de 2018 conta com quinze projetos relacionados na pauta da Ordem do Dia, além de requerimentos, moções e indicações.


Publicado em: 24 de janeiro de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro