0800- 7719701


Grupo organiza projeto piloto de cadastramento de pessoas com deficiência



Um grupo, formado por representantes da Câmara Municipal de Americana, Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Promoção Social e Saúde, Faculdade de Americana (Fam), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Americana (Apadaam), esteve reunido na tarde de hoje (05/12) com o objetivo de iniciar um Projeto Piloto de Senso para Deficientes para possibilitar a qualificação e inserção no mercado de trabalho.
De acordo com o presidente da Câmara, Reinaldo Chiconi (PDT), o primeiro passo é solicitar as listagens de pessoas atendidas em instituições e associações do município, fazer uma compilação dos dados e, a partir daí,  visitar as casas para elaborar um inventário de informações como o tipo de deficiência, perfil e grau de escolaridade da pessoa com deficiência. As visitas deverão ser feitas pelos alunos do curso de Fisioterapia da Fam, que serão treinados para fazer o primeiro contato com as pessoas.  
“As empresas hoje têm dificuldade para contratar as pessoas com deficiência em razão da falta de qualificação, então o objetivo do grupo é obter as informações para possibilitar a inserção delas no mercado de trabalho, após as qualificações necessárias”, explica.

O vereador Celso Zoppi (PT) explicou que o grupo deve começar pelo bairro Antonio Zanaga, que tem um trabalho incipiente realizado pelo Programa da Saúde da Família (PSF), através do Posto 13. “O projeto piloto é importante para analisar se a metodologia está de acordo com os objetivos, para depois fazer o cadastro na cidade inteira. Os dados devem servir como base para vários projetos de inclusão no mercado de trabalho e na educação e transporte coletivo adaptado”, afirma. Zoppi destacou ainda que o grupo é formado por pessoas que já desenvolvem trabalho com pessoas com deficiências, o que facilita as ações.

Além dos vereadores, participam do grupo os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Regina Pigatto, da Secretaria de Saúde, Hamilton Konishi, da Secretaria de Promoção Social, Solange Espósito, da Fam, Adriana Pertille, da Apae, Sebastião Adegas e da Adapaam, Valquíria Fabiani Camero.  

  

 


Publicado em: 05 de dezembro de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro