0800- 7719701


Legislativo retoma Câmara Criança com alunos da Escola Parque Gramado



A Câmara Municipal de Americana realizou hoje uma reunião com alunos e professores da Escola Estadual Parque Gramado para retomar o projeto Câmara Criança. A vereadora Lurdinha Ginetti (PDT), o coordenador de assessoria, Toninho Forti e a pedagoga e uma das criadoras do projeto, Célia Gobbo, explicaram às crianças as funções do vereador e da Câmara Municipal, a história do município e os deveres e direitos dos cidadãos.

 

Os alunos das terceiras e quartas- séries deverão eleger 13 vereadores-mirins para participarem da sessão simulada, prevista para o próximo dia 30 de maio, no plenário da Câmara. “Antes da sessão os alunos farão um trabalho de campo para conhecer as necessidades da região e apresentá-las como requerimentos ao prefeito municipal”, afirmou Forti.

 

A vereadora explicou os trabalhos desenvolvidos na Câmara, a importância da participação de mulheres no Legislativo e respondeu diversas questões dos alunos. “Sou uma defensora dos direitos das crianças, elas precisam ser bem educadas, pois são o futuro do nosso país. Esta “brincadeira” de ser vereador será de grande importância para a formação deles como cidadãos”, explicou Lurdinha. Os representantes da Câmara retornarão amanhã (10/05), às 15h30, à escola para explanar sobre o projeto aos alunos do período da tarde.

Jardim dos Sentidos

De acordo com a professora Maria de Fátima da Silva, a idéia de participar do Câmara Criança foi conseqüência do projeto ambiental Jardim dos Sentidos, desenvolvido na escola. “Com o projeto os alunos começaram a analisar as questões ambientais dentro e fora da escola e notaram a necessidade de pedir melhorias ao prefeito”.

 

O Jardim dos Sentidos é um local com árvores e cascata, que os alunos usam para aulas de leitura e recreação durante o intervalo. “Como a escola não tinha área verde, sentimos a necessidade de criar um espaço para proporcionar contato das crianças com a natureza. Os alunos trouxeram mudas de flores, plantaram, cuidaram e o jardim está se formando. No futuro teremos as árvores maiores, que proporcionarão um local ainda mais agradável”, esclareceu a professora.

 

O nome do jardim se deve aos sentidos do ser humano que, segundo a professora, os alunos desenvolvem no jardim. “Eles vêem o desenvolvimento da natureza, ouvem o som da cascata, e futuramente dos pássaros, sentem as texturas e cheiros de diferentes tipos de plantas e iremos trabalhar o paladar com a degustação de chás das ervas plantadas na horta”, afirmou a professora.

 


Publicado em: 09 de maio de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro