0800- 7719701


Condições de equipamento e segurança de agentes da Guarda Municipal são questionadas pelo vereador Paulo Chocolate



O vereador de Americana, Paulo Chocolate (PSB), protocolou na tarde de hoje (17/05), na Câmara Municipal, um requerimento solicitando informações e providências à Prefeitura, com relação ao aparelhamento necessário para a segurança dos patrulheiros da Guarda Municipal de Americana (Gama), que estariam atuando nas ruas com armamento deteriorado pelo tempo e uso, sendo que alguns agentes estariam utilizando equipamento particular por temer pela própria vida.
Para o parlamentar, a onda de violência, que assolou todo o Estado nos últimos dias, com um saldo de aproximadamente 30 policiais mortos demonstrou a fragilidade e a falta de segurança aos membros das polícias Militar e Civil e a guardas Civil e Municipal. “Apesar dos inúmeros boatos, não houve mortes em nosso município, o que não descarta nosso descontentamento diante dos danos causados às repartições públicas e bases de nossa guarda municipal”, argumentou Chocolate.
Segundo o vereador, os agentes municipais assumiram um papel muito além de suas funções, o que aumenta o risco de confrontos com indivíduos armados e com isso se faz necessário um melhor aparelhamento dos guardas. “Sabemos que a Guarda não dispõe de equipamentos que possam colocá-lo à altura de bandidos para eventuais confrontos. Além da arma, que é um meio de defesa necessário, o colete à prova é imprescindível para segurança e muitos deles possuem equipamentos adquiridos por meios próprios”.
Outro fator questionado pelo parlamentar é o número de viaturas que encontram-se mensalmente paradas no pátio da Gama por falta de patrulheiros. Atualmente, a autarquia conta com 16 viaturas, sendo 13 locadas e três compradas. Deste total, aproximadamente cinco viaturas encontram-se, mensalmente, paradas na garagem, ociosas, pela falta de guardas municipais. “Não podemos aceitar que a população continue acuada em suas casas, com medo da violência, enquanto o Poder Público, que tem a possibilidade de ampliar o efetivo da guarda, continue se esquivando de seu dever”.
Chocolate afirmou que, se necessário, poderá propor que a superintendência da autarquia compareça à sessão ordinária para dar explicações aos vereadores sobre as medidas que serão adotadas para garantir a segurança dos agentes.


Publicado em: 17 de maio de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro