0800- 7719701


Convênio entre a Unicamp e as prefeituras da RMC para certificação profissional é apresentado ao Parlamento Metropolitano



Uma proposta de convênio entre a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e as Prefeituras das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para certificar a qualificação profissional foi apresentada aos vereadores e presidentes de Câmaras, na manhã de hoje (11/04), durante a reunião do Parlamento Metropolitano, na Câmara de Americana. Um Projeto de Lei autorizativo, como o apresentado na Câmara de Campinas, deve viabilizar o benefício. O presidente de Americana, Reinaldo Chiconi (PV), entende como uma solução para o trabalhador do mercado têxtil e outros informais do município.
O professor e coordenador de Pojetos Educacionais da Unicamp, Fernando Arantes, disse que o convênio deverá ser implantado de acordo com a necessidade profissional de cada cidade. “A intenção maior da Unicamp é levar cursos técnicos para toda a RMC por meio destes núcleos de ações, que deverão ser implantados dispondo de cursos para aprimoramento da mão-de-obra”, explicou. O 1º Seminário Internacional de Certificação Profissional nas áreas de Telecomunicações e Construção Civil será realizado na Unicamp, nos dias 18 e 19 deste mês.
A proposta foi defendida por todos os parlamentares, que se comprometeram a levar a discussão aos Executivos de seus municípios. “É um grande avanço podermos discutir modelos de certificação profissional. Neste sentido, a região de Campinas está dando um passo muito grande no desenvolvimento e qualificação de sua mão-de-obra”, manifestou Chiconi.
Este e outros assuntos foram discutidos durante a reunião, aberta pelo prefeito de Americana, Erich Hetzl Júnior (PDT). O chefe do Executivo sinalizou sobre o fortalecimento da participação do Legislativo nas questões regionais. Também participaram os vereadores de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o “Kim” (PDT), Celso Zoppi (PT) e Davi Ramos (PCdoB). Kim, também coordenador paulista da Fenavru (Frente Nacional dos Vereadores pela Reforma Urbana), enfatizou sobre a importância do envolvimento dos vereadores na elaboração dos Planos Diretores de suas cidades. Uma reunião sobre o assunto acontece amanhã (12/04), às 16 horas, na Casa. Será analisado como exemplo o Plano Diretor de Araraquara.
O vereador de Campinas, Francisco Sellin (PSDB), fez um apelo aos vereadores para que reivindiquem junto aos deputados o credenciamento de outros hospitais para cirurgias do coração, que hoje só podem ser realizadas somente em Campinas e Piracicaba. A alta demanda, que acarreta filas de espera para cirurgias cardíacas e de obesidade mórbida, é um dos principais problemas da Saúde de Campinas, que atende toda a região.
Uma nova minuta de Projeto de Lei, que deverá regulamentar o comércio de peças de veículos, os chamados “Desmanches”, em Americana, foi também apresentada aos vereadores, que discursaram a favor de sua implantação no âmbito regional. “A proposta tem por objetivo fechar o cerco ao comércio ilegal de peças usadas e, conseqüentemente, ao roubo de veículos na região, assim como fizemos com a venda de combustíveis adulterados”, defendeu Chiconi, autor do projeto, que deverá ser apresentado em parceria com o vereador Luiz Antonio Crivelari (PP).
Também esteve presente na reunião o diretor da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Marcos Cardoso, que solicitou o apoio do Parlamento Metropolitano na divulgação da abertura das inscrições para a composição do Conselho Consultivo da RMC. Segundo ele, a participação de entidades e membros da sociedade civil nas discussões temáticas é uma necessidade da região.
Os professores do Centro de Ciências Humanas da PUC- Campinas (Pontifícia Universidade Católica), Arnaldo Lemos e Paulo Sérgio Gonçalves, aproveitaram o encontro para tratarem com os parlamentares sobre a possibilidade e benefícios da implantação de convênios entre o Estado, os municípios e a universidade para atender a legislação que trata da formação pedagógica do ensino religioso na escola. Os representantes apresentaram um curso de Especialização em Religião já disponível, que atenderia à nova qualificação necessária aos docentes.


Publicado em: 11 de abril de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro