0800- 7719701


Estudantes comuns e do ensino supletivo poderão ter desconto de 50% nas passagens de ônibus



Cerca de 80 estudantes da rede pública de ensino de Americana participaram, na noite de ontem (05/04), de um debate com o Grupo do Transporte Coletivo, no Plenário da Câmara Municipal. Devido à dificuldade de comprovar a renda familiar dos estudantes, o desconto de 50% nas passagens deverá ser mantido no Substitutivo ao Projeto de Lei do Executivo por meio de Emenda. O benefício deverá atingir também os estudantes do ensino supletivo, como incentivo à continuidade nos estudos.
A vereadora e presidente da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas, Meio Ambiente, Transporte e Comunicação da Casa, Lurdinha Ginetti (PDT), anunciou aos estudantes que já existe uma proposta de emenda ao projeto que deverá manter aos estudantes o desconto de 50% na compra de vale transporte. “O grupo tentou fechar ao máximo a questão de descontos e gratuidades, mas entendemos que há uma dificuldade em levantar a renda familiar de todos os estudantes do município. Por isso, estamos estudando a apresentação de uma emenda que deverá manter o desconto aos estudantes, ampliando o benefício ao ensino supletivo”, explicou.
Para a representante da União Paulista de Estudantes, Gláucia Ruiz Cruz, o projeto é excelente e inovador, mas questiona alterações no artigo garantindo meia passagem aos estudantes e gratuidade ao Soma (Serviço de Orientação ao Menor de Americana). “Somos a favor de tudo aquilo que vise melhorias e incentivo à utilização do transporte público, mas somos contra a proposta de retirar o desconto aos estudantes e aos adolescentes do Soma”, disse a estudante.
Rafael Legramandi do Prado, membro do grupo, esclareceu que há uma proposta de que o pagamento do vale transporte ficaria a cargo da Prefeitura e, em contrapartida, o Soma oferecia registro em carteira e todos os direitos trabalhistas aos patrulheiros. “Existe um compromisso do grupo em relação ao Soma. Não queremos aqui tirar o direito destes adolescentes”, argumentou.
A vereadora frisou aos adolescentes que não basta apenas conceder gratuidade, mas que é necessário saber quem irá pagar pelas gratuidades. “Ir à imprensa e dizer que deve dar gratuidade para este ou aquele é muito simples, principalmente quando o dinheiro não vai sair do seu bolso, já que não usa o transporte coletivo. Mas para aqueles se utilizam diariamente deste meio saber que terá de pagar um valor maior por estas gratuidades, é muito importante”, ponderou.
Os estudantes também reivindicaram uma cadeira no Comutran (Conselho Municipal de Transporte Coletivo Urbano de Americana), instituição que fará acompanhamento, controle e avaliação do sistema no município. “Ficou decido que será realizada uma assembléia para escolha do estudante que irá compor o órgão de fiscalização”, concluiu.


Publicado em: 06 de abril de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro