0800- 7719701


Vereadores se reúnem com funcionários demitidos da Polyenka e forma-se comissão de trabalhadores



Vereadores se reúnem com funcionários demitidos da Polyenka e forma-se comissão de trabalhadores


A Comissão das Relações do Trabalho da Câmara de Americana, representada pelos vereadores Davi Ramos (PCdoB) e Celso Zoppi (PT), presidente e relator, respectivamente, se reuniu, na manhã de hoje (31/07), no plenário da Casa, com os trabalhadores da empresa Polyenca S/A., com sede em Americana, para expôr as últimas ações tomadas pela comissão em relação às demissões em massa ocorridas na semana passada e discutir ações futuras. Além dos vereadores, compôs a mesa o assessor técnico da Casa, advogado Antonio Duarte Júnior. O prefeito Erich Hetzl Júnior (PDT) participou, no início da reunião, e declarou apoio aos trabalhadores. Uma nova reunião acontecerá às 9 horas de amanhã (01/08), no mesmo local.

O chefe do Executivo se comprometeu a assinar um ofício, juntamente com a comissão legislativa, requerendo uma audiência urgente na Procuradoria Regional do Trabalho de Campinas e se dispôs a acompanhá-los quando ela for agendada, de preferência, ainda esta semana. Uma comissão compareceu no local, na tarde de hoje, na tentativa de serem recebidos para uma audiência com um dos procuradores, mas ainda não conseguiram definir uma data para serem atendidos. Um pedido de instauração de procedimento investigatório sobre as demissões da empresa foi protocolado no local na última sexta-feira (26/07).

 “Precisamos unir forças, nosso objetivo é encontrar uma solução e queremos ser recebidos ainda esta semana”, frisou Ramos. O vereador propôs aos ex-funcionários a formação de uma comissão para representá-los nas discussões e ações necessárias e a idéia foi aceita por todos. Mais de cem funcionários estiveram presentes na primeira reunião, agendada por eles mesmos com os vereadores na semana passada. “De maneira espontânea, cinco trabalhadores se dispuseram a fazer parte da comissão, que começou a agir hoje. A comissão de trabalhadores nos acompanhou, hoje a tarde, até a Procuradoria, em Campinas, para solicitar urgência na audiência com o procurador responsável pelo caso, mas ainda não conseguimos”, declarou o vereador.

Durante a reunião, os trabalhadores tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e dúvidas, que foram esclarecidas, na medida do possível, pela comissão e pelo advogado da Câmara. O clima entre os ex-funcionários era de incertezas e de falta de confiança na empresa. “Vocês podem entrar com uma ação judicial coletiva pedindo o bloqueio dos bens da empresa, antes mesmo da audiência na Procuradoria”, orientou Duarte, se dirigindo aos trabalhadores.

Ramos orientou os ex-funcionário a aguardarem pela audiência para serem melhor orientados, mas adiantou que uma das propostas de acordo que partiu da própria empresa não foi cumprida até hoje. “Não podemos, no entanto, tomar medidas e vocês não se inteirarem. Por isso proponho uma reunião diária para esclarecermos, juntamente com a comissão formada hoje, dos procedimentos tomados”, explicou Zoppi. Ficou acertada, portanto, novas reuniões, a partir de amanhã, no plenário da Câmara.


Publicado em: 31 de julho de 2006

Publicado por: CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro