0800- 7719701


Cetesb e CPFL se posicionam favoravelmente à Usina de Processamento de Lixo



O Grupo Técnico que estuda a instalação de uma Usina de Processamento do Lixo na região se reuniu na manhã de hoje (21/11), na Câmara Municipal de Americana. Participaram do encontro o Assessor Técnico da Casa Vitor Coelho, o gerente da agência regional da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cestesb), Antonio Salomão Junior, a representante da empresa de consultoria Exprinter, Ana Sampaio, o representante da empresa IMUR, Ary Bergamo, os representantes da Unidade de Limpeza Pública da Prefeitura de Americana, Eurípedes Fante Raimundo e Wladimir Rodrigues Santos e os representantes das Prefeituras de Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste, Eduardo Rosamilia e Vanessa de Souza Rinaldo Ometto, respectivamente.       

De acordo com Coelho, Salomão considerou a proposta viável, no aspecto técnico-ambiental e achou interessante a iniciativa de formar um consórcio entre os municípios. Salomão disse que, para liberação da licença ambiental, é necessário que o projeto completo seja analisado e tenha o trâmite pertinente na companhia.

O grupo técnico entregou aos participantes um ofício com a primeira análise e posicionamento também favorável da Companhia Paulista de Força e Luz. No documento, a CPFL afirma que “o projeto é bastante interessante sob o ponto de vista técnico e que pode ser um vetor inovador na solução da destinação dos resíduos sólidos, problema cada vez mais desafiador para as administrações públicas municipais”. A CPFL ainda se colocou à disposição para ser um “facilitador do projeto, tanto nas questões técnicas referentes à interligação com seu sistema elétrico, quanto nas questões comerciais de compra e venda de energia”.       

Os representantes da Exprinter e IMUR trouxeram documentação técnica e jurídica, solicitada pelo grupo, tiraram dúvidas dos participantes e afirmaram que os investidores estão aguardando o posicionamento final do grupo, já que estão com os recursos disponível para o investimento.
   
O grupo deverá se reunir novamente, em data ainda não agendada, para analisar os documentos necessários à formação do consórcio intermunicipal,  elaboração de termo de adesão, estatuto e o projeto de lei que deverá ser apresentado nas quatro cidades (Americana, Santa Bárbara D'Oeste, Nova Odessa e Sumaré) que deverão integrar o consórcio.
 


Publicado em: 21 de novembro de 2006

Publicado por: CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro