Projeto Câmara Jovem

 

O que é?

O Projeto Educacional “Câmara Jovem” é uma iniciativa institucional da Câmara Municipal de Americana (C.M.A.) e passou a existir oficialmente através do Decreto Legislativo nº 403, de 10/04/2008. Para o seu desenvolvimento, a C.M.A. tem a parceria da Diretoria de Ensino Regional de Americana (D.E.R.A.), envolvendo a participação de crianças e jovens das escolas públicas e particulares de Americana.

É uma proposta educacional que consiste na realização de uma Sessão Simulada da Câmara para cada grupo de participantes, que representam o papel dos 13 Vereadores da Câmara Municipal de Americana.

Quem participa?

Participam do Projeto crianças e jovens de 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio. Em cada grupo, os estudantes que fazem o papel de “Vereadores” são escolhidos pelos seus pares. Os demais participam investigando a realidade e levantando os problemas da comunidade, cooperando para a elaboração das proposituras e assistindo à Sessão Simulada, com direito a usar a “Tribuna Livre” no final da sessão.

A orientação pedagógica do Projeto é desenvolvida por uma equipe da Câmara Municipal, com a participação de Assistentes Pedagógicos da D.E.R.A. e dos coordenadores e professores das escolas envolvidas.        

Sessão Simulada do Câmara Jovem

É realizada no Plenário da Câmara Municipal de Americana, em data previamente determinada para cada uma das escolas, e tem a duração de cerca de 4 horas. Toda a sessão é acompanhada, orientada e dinamizada pela equipe de orientação pedagógica do projeto na C.M.A. Todos os participantes ganham lanche, diploma de participação, transporte e um completo Manual Informativo.