0800- 7719701


Título de cidadã americanense é entregue pela Câmara a Maria Forini em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (9) sessão solene para entrega do título de cidadã americanense à senhora Maria Aparecida de Barros Forini, por relevantes serviços prestados ao município. A honraria foi concedida através de decreto legislativo de autoria do vereador Geraldo Fanali (PV).


Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Luiz da Rodaben (Cidadania), os vereadores Geraldo Fanali e Thiago Martins (PV), o prefeito eleito de Americana para o mandato 2021-2024, Francisco Sardelli, e a cidadã americanense e vereadora da 15ª legislatura, Divina Bertalia, além de convidados, amigos e familiares da homenageada.

 

Durante o uso da palavra o vereador Geraldo Fanali, autor da honraria, enalteceu o trabalho desenvolvido pela homenageada. “Como presidente do AFS Intercultura Brasil, Maria foi escolhida pelo comitê internacional como a melhor voluntária do mundo, recebendo o troféu Galati na sede da ONU, durante o Congresso Mundial da Paz. Em cem anos de existência deste prêmio, apenas quatro brasileiros receberam e a Maria foi um deles. Sua atuação levou o nome de Americana para o Brasil e para o mundo, transformando a vida de milhares de pessoas. Parabéns e muito obrigado, em nome da nossa cidade, por tudo o que você fez”, disse.

 

A solenidade contou com uma surpresa para a homenageada: o filho e os netos de Maria, que residem atualmente no Canadá, participaram ao vivo da cerimônia por videoconferência para dar os parabéns pela homenagem. “Estou muito emocionada, realmente não esperava. É uma honra ver um trabalho voluntário ser reconhecido por sua importância social e cultural, porque a parte social necessita muito de nós, cidadãos. Trabalhar com os jovens permite que eles se tornem cidadãos do mundo, com mentes abertas e prontos para contribuir juntos para um mundo mais solidário”, falou Maria Forini.

 

Maria Aparecida de Barros Forini

 

Nascida em 10 de outubro de 1949, em Jundiaí, filha de um funcionário dos Correios e Telégrafos e de descendente de italianos. Passou a infância em Campo Limpo Paulista e aos oito anos de idade mudou-se para Americana. Durante o período escolar conheceu o AFS, um movimento para desenvolver e engajar cidadãos globais, foi convidada a participar da seleção do programa, mas seu pai não a deixou viajar. Foi professora de matemática e sapateado e fez parte da equipe de paraquedismo “Os Canibais”. Casada com Luiz Forini Junior, com quem tem dois filhos: Marco Haroldo e João Vicente.

 

Depois de um tempo já casada, e mãe de seu primeiro filho, Maria foi convidada pelo Comitê Americana da AFS a ser mãe hospedeira e foi com um norte-americano que ela aprendeu a ser mãe de um adolescente. Depois dele vieram muitos outros, tanto que são mais de 20 filhos pelo mundo. Como voluntária do AFS, encontrou a maneira de servir aos outros de modo diferente, agindo diretamente no futuro do mundo, pois o AFS consiste em preparar e ajudar esses jovens antes, durante e após o intercâmbio cultural para que entendam e respeitem as diferentes etnias, raças, culturas, costumes e religiões, contribuindo para um mundo com menos conflito.

 

É integrante ativa do Comitê Americana, que até hoje sempre esteve indicado entre os 5 melhores comitês do Brasil. Em 2006 foi escolhida pelo AFS Internacional como a melhor voluntária do mundo, recebendo o troféu Galatti em Nova York, na sede da ONU, durante o Congresso Mundial da Paz. Durante estes 23 anos aproximadamente 85 voluntários empregaram seu empenho e tempo para que o Comitê Americana, sob sua liderança, atingisse seus objetivos.

 

Por esses e outros motivos que a Câmara Municipal de Americana entrega nesta noite a Maria Aparecida de Barros Forini O Título de Cidadã Americanense.

 

11/12/2020

 


Publicado em: 11 de dezembro de 2020

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro