0800- 7719701


Vagner Malheiros propõe criação de programa de incentivo à doação de medula óssea e plaquetas



 

O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que propõe a criação do Programa de Incentivo à Doação de Medula Óssea e Plaquetas em Americana.

 

De acordo com a proposta, o programa consistirá na realização de palestras, campanhas publicitárias institucionais e na utilização de recursos auxiliares como folders, adesivos e vídeos informativos para incentivar as pessoas a se cadastrarem como doadores de medula óssea e plaquetas. O autor prevê também ações de conscientização nas escolas sobre a importância da doação.

 

“Doenças que afetam o sangue são provenientes da medula óssea, sendo inevitável a necessidade do transplante. Contudo, há extrema dificuldade em se encontrar doadores compatíveis. Considerando que o transplante de medula óssea muitas vezes é a última ou única esperança de cura para milhares de pessoas, é necessário que o poder público incentive e mostre à sociedade a importância do cadastramento para a doação de medula e da doação de plaquetas”, explica Malheiros.

 

O projeto cria também o Dia Municipal do Doador de Medula Óssea e Plaquetas, a ser comemorado anualmente em 18 de agosto, e prevê a realização de atividades para divulgação da data e da importância da doação.

 

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária.

 


Publicado em: 02 de fevereiro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro