0800- 7719701


Vereadores acompanham visita da ministra Damares Alves a Americana



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Martins (PV), e o vereador Marcos Caetano (PL) acompanharam na segunda-feira (13) a visita da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, ao município. Damares visitou a Coasseje (Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus) e o Benaiah, instituição que se dedica aos cuidados com idosos. A ministra também discutiu a possibilidade da instalação em Americana de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, voltada ao atendimento de mulheres vítimas de violência.

 

Também participaram do encontro com a ministra o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), e o vice Odir Demarchi (PL); os deputados federais Carla Zambelli (PSL) e Paulo Freire (PL); os prefeitos Rafael Piovesan (PV), de Santa Bárbara d’Oeste, e Cláudio Schooder (PSD), de Nova Odessa; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Americana, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, e o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Americana, Dr. Wendell Lopes Barbosa de Souza.

 

“É muito importante receber a ministra e também os deputados federais e os prefeitos da região. Dias atrás tivemos outro ministro, o da Educação, em Nova Odessa, e também pudemos acompanhar. Esse relacionamento é importante, porque essa aproximação traz frutos para o município. Como a ministra disse, teremos projetos e programas para Americana e quando há um trabalho em conjunto do Executivo e do Legislativo com as secretarias e o governo federal, quem ganha é a cidade”, destacou Thiago.

 

“Estou feliz por recebermos a ministra Damares em nossa cidade. Ela, inclusive, já enviou recursos para a secretaria de Ação Social que somam R$ 250 mil. Nós entregamos alguns ofícios à ministra relacionados à pasta, entre eles, solicitando a implantação do projeto ‘Espaço 4.0’ e do programa ‘Viver – Envelhecimento ativo e saudável’ na cidade”, destacou Marcos Caetano.

 

O programa Espaço 4.0 tem como finalidade implantar unidades de ambiente criativo de inovação para estimular o aprendizado, proporcionar oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades, competências técnicas e socioemocionais para jovens de 15 a 29 anos. Já o programa Viver está voltado à qualidade de vida de idosos, com equipamentos tecnológicos, de educação, saúde e de mobilidade física.

 

Casa da Mulher Brasileira

 

Durante a visita da ministra, a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos fez um pedido para que Americana receba uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e ouviu da ministra que essa possibilidade seria analisada. Damares aproveitou a presença dos deputados federais para reivindicar apoio de ambos, por meio de emendas parlamentares, para viabilizar a implantação do equipamento federal.

 

“Americana já tem uma rede de proteção e a gente percebeu que funciona. A Casa só viria para fortalecer a rede que já existe. Ela é um equipamento, uma política pública que agrega toda rede de proteção no mesmo lugar. É possível e estamos estudando essa possibilidade. A gente trabalha a construção da Casa com emendas parlamentares e temos parlamentares aqui que sinalizaram, antes de falarmos publicamente, com a possibilidade de ajudar a trazer a Casa da Mulher Brasileira para a região”, afirmou Damares.

 

“Por mim, pode considerar feito. A região é muito grande e atende não só Americana, mas outras cidades. Podemos fazer uma Casa da Mulher Brasileira um pouco maior que atenda a toda a região, como Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e outras cidades”, destacou a deputada Carla Zambelli.

 

*Com foto da prefeitura de Americana


Publicado em: 14 de setembro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro