Preocupados com o nível da qualidade da água que abastece o município, os vereadores Diego De Nadai (PV) e Jonas Santarosa (PT), presidente e membro, respectivamente, da Comissão Especial de Estudos para Recuperação da Represa do Salto Grande e do Ribeirão Quilombo, buscarão viabilizar parcerias entre o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana e universidades da região para a realização de estudos que possam constatar a qualidade da água que abastece o município.
A informação foi anunciada por De Nadai durante visita à estação de tratamento da autarquia na tarde de hoje, que teve como finalidade uma inspeção para verificar as condições da estrutura, dificuldades e eficácia da autarquia no tratamento de água e esgoto da cidade. “Diversos estudos universitários nos chamam a atenção para o nível altíssimo de contaminação nos rios que abastecem nossa região. Neste sentido, acreditamos que haja o interesse das universidades em estudar as condições das águas que chegam às nossas residências”, disse o parlamentar.
Acompanhado do supervisor de serviços do DAE, Carlos César Záppia, os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema de captação e tratamento de água. O sistema, segundo Záppia, é considerado modelo no país. “Infelizmente a água que chega para o tratamento já se encontra muito poluída, com microorganismos prejudiciais à saúde da população. Este fator faz com que a autarquia necessite usar uma maior quantidade de substâncias para tornar a água potável”, explicou Santarosa.
Os parlamentares estarão procurando, já nas próximas semanas, as universidades instaladas na região para expor a proposta. “Vamos dar prosseguimento ao trabalho que iniciamos em 2000. Nossa proposta é a de viabilizar ações de parceria entre o Poder Público e Privado que visem a despoluição e recuperação de nossos rios e da Represa do Salto Grande”, afirmou.