Setenta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da EE Prefeito Antonio Zanaga, do bairro Antonio Zanaga, participaram nesta quarta-feira (06) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Kawany Cipriano Feitosa (presidente), Danielle Vieira (primeira secretária) e Eliel Alves (segundo secretário). Foram discutidos quatro projetos de lei e dois requerimentos.
Projetos
Quatro projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação, em hospitais, do artigo 135-A, do Decreto-Lei nº 2.848/40, do Código Penal, que institui crime a exigência de cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia financeira como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial;
- Dispõe sobre a criação do Campeonato de Leitura e Redação para estudantes de Americana;
- Torna obrigatória a instalação de playground em todas as praças públicas;
- Institui passe livre aos estudantes de Ensino Fundamental e Médio.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Requer informações da prefeitura sobre a qualidade do ar na região do bairro Antonio Zanaga;
- Solicita informações do Poder Executivo sobre limpeza de terreno no bairro Vale das Nogueiras.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação