Cinquenta alunos do terceiro ano do Ensino Médio da EE Prefeito Antonio Zanaga, do bairro Antonio Zanaga, participaram nesta terça-feira (12) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. Foram discutidos quatro projetos de lei e dois requerimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC) e os vereadores Celso Zoppi (PT) e Moacir Romero (PT) estiveram presentes e entregaram o certificado de participação aos vereadores mirins.
“Parabenizo a todos pela participação. A escola Prefeito Antonio Zanaga sempre esteve presente no projeto, apresentando sessões de qualidade. O Câmara Jovem é um projeto que deu certo, e vem levando noções de cidadania aos jovens a cada ano”, disse Chocolate.
Projetos
Quatro projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Estabelece deveres do Poder Público e da população com relação à prevenção e o combate à dengue em Americana;
- Institui o passe livre aos estudantes do município;
- Estabelece limite de espera nos hospitais públicos e particulares e nos prontos-socorros de Americana;
- Cria equipes multidisciplinares formadas por psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional nas Unidades Básicas de Saúde.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Requer informações do Poder Executivo sobre a qualidade do ar da região do bairro Antonio Zanaga;
- Solicita informações da prefeitura sobre animais abandonados no município.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação