Câmara entrega medalha “Princesa Tecelã” ao Coral Santo Antônio em sessão solene


A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (14) sessão solene para entrega de medalha “Princesa Tecelã” ao Coral Santo Antônio de Americana, por relevantes serviços prestados à comunidade nas áreas cultural e religiosa. A homenagem foi motivada através de decreto legislativo de autoria do vereador Celso Zoppi (PT).
A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
Coral Santo Antônio
O Coral Santo Antônio foi formado em 30 de janeiro de 1949. Na época, o padre Nazareno Maggi, posteriormente elevado a monsenhor, se reuniu com os integrantes da Congregação Mariana da Igreja Santo Antônio de Americana para organizar as atividades de um coral na congregação.
Nos 65 anos de existência, o coral realizou celebrações litúrgicas e ensaios semanais, participando como voluntários. O primeiro ensaiador foi o Monsenhor Nazareno Maggi. Os regentes, desde a fundação, foram: Armando Caligaris, José de Oliveira (Padre Zezo), Romildo Boschiero, José Feltrin e atualmente é regido por Luiz Sasseron, ocupando a função há mais de 20 anos, e participa do coral há 55 anos.
O Coral Santo Antonio é polifônico, dividido em quatro vozes. Possui 25 coralistas, três instrumentistas, duas violas e um violão. Destaca-se entre os corais da região, não só pelo tempo em atividade, mas também pela filantropia. O Coral Santo Antônio também teve participação ativa na construção da Basílica Santo Antônio de Pádua.
A história do coral se estendeu por todo o estado, com participação em festivais de corais em Belo Horizonte e Sumaré e em um concurso no Teatro Municipal de São Paulo acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Maestro Benito Juarez. Tiveram participações em programas de televisão e, em 1975, gravaram um disco de vinil com o Hino do Centenário de Americana e o Hino da FIDAM.
Em 2013, o Coral Santo Antônio participou das cantatas natalinas no Jornal O Liberal, na TV IN, nas Igrejas de São João Batista em Carioba, na Igreja São Jorge de Nova Odessa e nos corredores do Hospital São Francisco. Por muitos anos participaram de apresentações nas cantatas de natal nas escadarias e no interior da Basílica Santo Antônio de Pádua.
Medalha
A medalha “Princesa Tecelã” é entregue a pessoas que, representando o município, tenham se destacado em atividades culturais, educacionais, científicas ou artísticas.
Assessoria de Comunicação