Noventa alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional SESI 422, do bairro Machadinho, participaram nesta terça-feira (19) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Murilo de Almeida Casemiro de Oliveira (presidente), Bianca Araújo Marcelo (primeira secretária) e Bárbara Mendes de Souza Pereira (segunda secretária). Foram discutidos sete projetos de lei, seis requerimentos e três moções.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), entregou o certificado de participação aos vereadores mirins. “Quero parabenizá-los pela qualidade das discussões. O projeto Câmara Jovem é muito importante para que vocês possam conhecer os trabalhos do Poder Legislativo desde cedo, e, quem sabe um dia, estarem aqui como vereadores”, disse.
Projetos
Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Dispõe sobre o ensino do hino de Americana nas escolas públicas e privadas;
- Dispõe sobre a adoção de praças públicas por empresas da cidade;
- Estabelece a obrigatoriedade de plantio de mudas de árvores e cuidados com a mata ciliar por empresas da cidade;
- Dispõe sobre os significados dos nomes de ruas de Americana;
- Dispõe sobre colocação de lixeiras nas ruas e avenidas de Americana.
Requerimentos
Seis requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Requer informações do Poder Executivo sobre a reforma do Teatro Municipal “Lulu Benencase”;
- Solicita informações da prefeitura sobre asfaltamento da rua no bairro ASTA 1;
- Requer informações do Poder Executivo sobre praça abandonada no bairro Jardim Santana;
- Solicita informações sobre a conclusão da reforma no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi;
- Solicita informações da prefeitura sobre programas permanentes de conscientização da população quanto à prevenção de doenças infecto contagiosas;
- Requer informações sobre calçadas esburacadas e bloqueadas.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação