Setenta alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da EE Prof. Luiz Hipólito, do bairro Parque Gramado, participaram na quarta-feira (10) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala.
No período da manhã, a mesa diretora foi composta por Nayara Canali de Souza (presidente), Nathália Santos de Paula (primeira secretária) e Nicholas Gomes Rodrigues (segundo secretário). À tarde, dirigiram a sessão Júlia Stefany Carvalho Dias (presidente), Luana Cristina de Carvalho (primeira secretária) e Kananda Michele Silva (segunda secretária). Foram discutidos quatro projetos de leis e quatro requerimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), acompanhou a sessão e utilizou a palavra para agradecer a participação da escola e entregar o certificado de participação aos vereadores mirins.
Projetos
Três projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Regulamenta condições mínimas para as empresas manterem o serviço de transporte público coletivo no município de Americana;
- Institui e regulamenta as ciclofaixas para o trânsito das bicicletas nas avenidas do município de Americana;
- Regulamenta a economia de água no município de Americana;
Já o projeto de lei que torna obrigatório colocar placa em local próximo às pias ou praças de alimentação com avisos de lavar as mãos após usar o banheiro foi rejeitado pelos vereadores mirins;
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do Sr. Prefeito de Americana sobre a instalação de sinais de trânsito na Avenida da Amizade, próximo à Escola Estadual Prof. Luiz Hipólito;
- Requer informações sobre a conservação das calçadas;
- Requer informações sobre a melhoria das placas de ruas do Parque Gramado;
- Requer informações sobre a qualidade nos atendimentos na rede pública de saúde;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação