A contribuição dos trabalhos acadêmicos - por Capitão Crivelari


Visualize fotos

Recentemente tive a oportunidade de participar da banca examinadora da monografia do Cap. PM Carlos Eduardo Fanti, apresentada no Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar, como parte dos requisitos para a aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Ao lado dos amigos Cel. PM Alaor Gasparoto, comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior-9), e Major PM Lourenço Mondin, subcomandante do 30º BPM/I de Catanduva, orientador da monografia, acompanhei a apresentação do trabalho que fez um verdadeiro diagnóstico da segurança pública do nosso município.
A monografia intitulada “Proposta de prevenção para o município de Americana” teve como tema a identificação e avaliação das Áreas de Interesse de Segurança Pública (AISP) de Americana, que é sede do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), e sugeriu propostas de ações de prevenção primária e secundária pelo município e Organização Policial Militar (OPM).
Na ocasião, ressaltei que os dados apresentados na monografia refletem exatamente as reclamações que recebemos diariamente da população de Americana. Há alguns anos, defendi a implantação da polícia comunitária em nosso município, justamente porque esta proximidade entre população e polícia é essencial para o avanço da segurança pública. Nesse mesmo sentido, o trabalho do amigo Fanti reforça essa necessidade, uma vez que propõe a reativação do Conselho de Segurança (Conseg) e dos Conselhos de Segurança de Bairro (Conseb) em Americana, além da criação de um Gabinete Integrado de Segurança Pública.
As propostas de prevenção desta monografia muito podem contribuir com nosso município. Sabemos da importância de não deixarmos nas prateleiras os trabalhos acadêmicos tão ricos em conteúdo. É preciso aproveitá-los em benefício da sociedade e, nesse caso específico, em benefício da população de Americana.
Foi por isso que apresentei, juntamente com os demais membros da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública, o Projeto de Lei nº 185/2009. A proposta desse projeto é justamente a criação do Gabinete Integrado de Segurança Pública (GISP) em Americana, um mecanismo de gestão integrada entre diversos órgãos do município, que possibilite um conjunto de práticas e procedimentos para a melhoria da segurança pública, algo tão clamado por nossa população.
Nossa proposta é que o GISP seja constituído por representantes das secretarias municipais, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Entorpecentes de Americana (Comen), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar (Rodoviária e Ambiental), Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário e outras entidades e órgãos que tenham relação direta ou indireta com a segurança pública de Americana.
Além disso, apresentei um requerimento para buscar informações do Poder Executivo sobre a reativação do Conseg em Americana, outra importante ferramenta no combate à criminalidade e à falta de segurança, sendo um instrumento eficaz de participação da comunidade nas ações voltadas para isso.
O trabalho acadêmico apresentado pelo Cap. PM Fanti traz uma contribuição riquíssima para a segurança pública de Americana e, sem dúvida, para toda a população de nosso município. Realmente não faria sentido deixá-lo na prateleira. Era preciso chegar às ruas.
CAPITÃO CRIVELARI é vereador pelo PP em Americana e oficial da Reserva da Polícia Militar.