A cada dia que passa, mais aumenta a população mundial e consequentemente o consumo de produtos das mais diversas origens.
Preocupante é a forma que o consumo acontece, pois será necessária nova produção para atender a demanda crescente e, de certa forma, estará contribuindo para o esgotamento de nossas fontes naturais e emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Afinal, quando aumentamos a produção, aumentamos a necessidade de matéria-prima e algumas delas, como o petróleo, por exemplo, não são renováveis, ou seja, acabam.
Portanto, além de pensarmos e agirmos de forma que nossas fontes naturais sejam preservadas, temos que reduzir o consumo de produtos desnecessários, desde deixar uma torneira pingando até comprar um bem que não será utilizado.
Pesquisas apontam que em 2080 teremos problemas de abastecimento de água para o consumo humano, devido ao desperdício, aquecimento global (evaporação), aumento de consumo e falta de medidas de contenção, de reuso e de redução de consumo.
Não podemos apenas ficar aguardando que “outras pessoas” ditem atitudes conscientes. Nós mesmos podemos e devemos dar a nossa parcela de contribuição para a nossa e para as próximas gerações. Fazer a coleta seletiva, compostagem e racionar o uso de água não gera custo, mas o benefício é imensurável. Barbear-se e escovar os dentes enquanto toma banho é algo prazeroso, mas as dezenas de litros de água desperdiçados certamente farão falta em pouco tempo.
Ainda não consegui descobrir porque as pessoas deixam a luz acesa em cômodos que não tem ninguém. Aproveitando a oportunidade, é importante ressaltar que lâmpadas fluorescentes consomem até 60% menos que as incandescentes. E já ia me esquecendo que fantasmas não assistem televisão. Portanto, quando você não estiver assistindo, pode desligá-la, até mesmo porque no modo standby, o consumo de energia é reduzido, mas existe.
Não podemos nos esquecer dos famosos porta-copos. Poucas vezes em minha vida eu vi alguém puxar o copo, saírem vários e a pessoa devolver os excedentes. Nos ambientes de trabalho, cada um pode ter o seu copo ou caneca. Imagine quantos descartáveis deixarão de ser utilizados. Deixar aparelhos recarregando mais que o tempo necessário aumenta o consumo de energia elétrica, que geralmente vem da água.
Enfim, o discurso de preservação do meio ambiente está cada vez mais bonito, mas as atitudes caminham a passos lentos enquanto o tempo voa. O bem que cada um pode fazer através do consumo consciente é uma gota d’água no oceano, mas não podemos nos esquecer que o oceano, nada mais é que a junção de muitas gotas d’água.
Odair Dias
Vereador em Americana (PV) e Pedagogo