Americana credencia o primeiro grupo de espiões verdes criados por Chocolate e Biondo


Visualize fotos


O primeiro grupo dos chamados espiões verdes – criados no ano passado com base em lei de autoria dos vereadores Flávio Biondo e Paulo Chocolate – será formalmente credenciado nesta sexta-feira (9) pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, durante o ato público do início do plantio das 21 mil mudas de árvores que irão reflorestar o Parque da Gruta, na Vila Dainese.
O grupo, integrado por quatro voluntários, terá a missão de ajudar na fiscalização do entorno da Gruta, com o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental junto aos moradores.
A lei de Biondo e Chocolate, que instituiu em Americana o Programa Espião Verde, prevê o credenciamento de voluntários especialmente treinados para ações educativas na área ambiental, para atuar sobre a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“Os voluntários podem ser pessoas físicas ou jurídicas, como sociedades de amigos de bairro, escolas e entidades civis entre outras. As ações ambientais desenvolvidas pelo Programa também deverão ser promovidas junto a estas instituições”, afirma Chocolate.
“O objetivo é garantir mudanças de comportamento por parte da população e estimular atitudes de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente urbano”, lembra Biondo.
Para a formação deste primeiro grupo, a Secretaria investiu em treinamento. “A função educacional dos espiões verdes, principalmente nesta região da Gruta onde existe um histórico de degradação, invasões de área de preservação e descarte de lixo e entulho, é bastante delicada. Precisamos de voluntários preparados para lidar com a população do entorno, capacitados para despertar a simpatia pelos programas e ações de preservação da área. Alguns destes voluntários atuaram junto à Secretaria, em ações desta natureza, por mais de um ano, preparando-se para o credenciamento no Programa Espião Verde”, informou a Secretaria.




Publicado por: Assessoria de Comunicação