Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa criam Comissão para solucionar problemas comuns aos três municípios


Visualize fotos

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, participou hoje da reunião de criação e vai integrar o grupo diretor da Comissão Provisória Intermunicipal, que reúne representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios de Americana, Santa Bárbara D`Oeste e Nova Odessa, com o objetivo de encontrar soluções comuns para os problemas urbanos das três cidades conurbadas.
“As três cidades têm muitos problemas em comum. Somos praticamente uma cidade só, nossas fronteiras se misturam e os problemas e as soluções têm que ser conjuntos”, avaliou Kim.
O presidente da Câmara lembrou que os recentes projetos de Plano Diretor elaborados pelas três cidades revelam a fragilidade a que administrações ficam expostas se continuarem isoladas. “Quando você olha os mapas dos projetos, tem a impressão de que, ao passar da divisa entre os municípios, existe só um vazio. Mas a realidade é outra. As cidades se misturam, em alguns casos com as populações de um e outro município convivendo na mesma rua”, comparou ele.
GRANDE PARCERIA
O secretário municipal de Governo e Comunicação Social de Americana, Orestes Camargo Neves, idealizador da proposta de criação da Comissão e escolhido para presidir o primeiro grupo diretor, afirmou que “em todos os campos de atividade”, os três municípios podem encontrar soluções comuns.
“Na área de planejamento, é evidente que todos temos que trabalhar juntos. Mas podemos ter um grande entrosamento também no campo esportivo e cultural, por exemplo, com a realização de eventos em conjunto”, antecipou.
Na questão do planejamento, Camargo Neves lembrou a época em que foi construído um grande shopping center em Santa Bárbara, na divisa com Americana. “Americana teve que investir pesado para fazer a adequação rodoviária daquela área. Claro que o empreendimento é bem visto para toda a região, mas se pudéssemos ter acesso ao projeto antecipadamente, teríamos também como planejar os investimentos com antecedência”, avaliou.
Joel Pinto de Oliveira, secretário de Governo da Prefeitura de Santa Bárbara, diz que vê na Comissão o início de uma “grande parceria”. “Não vamos nos sobrepor à RMC, muito pelo contrário. Mas, trabalhando juntos em nossa micro-região, teremos até mais força para pleitear na RMC projetos e obras que interessem aos três municípios”, afirmou.
NO DIA-A-DIA
O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara, Raimundo Itaberaba, avaliou que a simples troca de informações do dia-a-dia entre os municípios já será um grande avanço. “Há pequenos e grandes problemas cotidianos, para os quais encontramos soluções diferentes. Se conseguirmos trocar estas experiências, todos avançaremos bastante. É o caso, por exemplo, desta questão do lazer de jovens nos postos de gasolina, que ganhou destaque nos jornais de Americana. Em todos os três municípios enfrentamos o mesmo problema e as solução também podem ser comuns”, disse ele.
O vereador Nivaldo Luis Rodrigues (PSDB), de Nova Odessa, diz que a Comissão deverá trabalhar, entre outras coisas, para criar serviços como o de ambulatórios médicos capacitados para atender a população das três cidades. “E o mesmo deve acontecer com problemas, que já são urgentes, como o da destinação do lixo regional”, afirmou o engenheiro Carlos Augusto dos Santos, da Prefeitura de Nova Odessa.
Nos próximos 15 dias, os representantes das três cidades vão elaborar uma pauta conjunta para dar início ao trabalho prático da Comissão.




Publicado por: Assessoria de Comunicação