Setenta alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do CIEP Profº Octávio César Borghi, do bairro Cidade Jardim, participaram nesta sexta-feira (31) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala.
A mesa diretora foi composta por Bianca Vicente Destro (presidente), Luiz Henrique Lacerda Ribeiro (primeiro secretário) e Marcos Fernando Dias de Oliveira (segundo secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei e quatro requerimentos.
O vereador Moacir Romero (PT) esteve presente e utilizou a palavra para saudar a participação dos alunos. “Este é um trabalho simbólico, mas, como cidadãos, vocês também têm propostas para apresentar à nossa cidade. E, mais do que isso, esse projeto ajuda a construir a cidadania”, disse.
Projetos
Quatro projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Torna obrigatória a manutenção dos brinquedos nos parquinhos infantis nas praças públicas, creches e escolas;
- Autoriza a prefeitura a instalar câmeras de vigilância nas escolas municipais;
- Estabelece que a merenda escolar deva promover a saúde das crianças e jovens e educação nutricional dos alunos;
- Cria a estação de Captação de Água II de Americana.
Requerimentos
Três requerimentos foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Requer informações do Poder Executivo sobre a construção de uma passarela para pedestres sobre a Rodovia SP-304, no bairro Mathiensen;
- Requer informações sobre a aplicação de Lei de Acessibilidade nas escolas municipais;
- Requer informações quanto à conservação das calçadas.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação