Trinta e cinco alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Americana, do bairro Vila Gallo, participaram nesta quarta-feira (5) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala.
A mesa diretora foi composta por Izabelle Caíres Penaquioni (presidente), Heloise Pereira Campos (primeira secretária) e Eduarda Trevisan de Araújo (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, um requerimento e uma moção.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Valdecir Duzzi (SDD) esteve presente e acompanhou o andamento da sessão. “Hoje é um dia para vocês aprenderem e se politizarem. O projeto Câmara Jovem vem de encontro com uma necessidade que a nossa sociedade tanto clama, que é a questão política”, afirmou.
Projetos
Dois projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Determina a instituição do programa “quintal ecológico” nas residências de Americana;
- Cria o auxílio “Bolsa Trabalho”.
Requerimentos
Um requerimento foi aprovado pelos vereadores mirins:
- Requer informações do prefeito sobre a ronda policial nas escolas de Americana.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação