O vereador Eduardo da Farmácia (SDD) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a mudança de endereço do Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher.
No documento, o vereador explica que a unidade, instalada na Rua Princesa Izabel, faz o acompanhamento de mais de mil e novecentos pacientes de ambos os sexos, oferecendo orientação familiar, gestação de alto risco, tratamentos ao colo do útero, orientações sobre métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e cirurgia de vasectomia e laqueadura, entre outros.
“Atualmente, aquele centro possui uma equipe de profissionais na área de ginecologista, urologista, entre outras, e que atendem a população com o objetivo de prevenir e tratar doenças que muitas pessoas não se atentam, incentivando-as a, pelo menos uma vez por ano, fazerem uma consulta de rotina a esses especialistas”, acrescenta Eduardo.
O parlamentar justifica o pedido de informações devido à possibilidade da transferência do atendimento para o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. “A decisão de desocupar o imóvel da Rua Princesa Izabel pela administração municipal pode ser em razão da contenção de gastos com aluguel desses espaços, contudo, temos que avaliar a viabilidade da transferência desse serviço ao Hospital Municipal, pois, o mesmo, estruturalmente, não suporta a sua atual demanda de atendimento”, afirma.
No requerimento, Eduardo solicita à prefeitura que informe se a unidade será transferida para o Hospital Municipal e se a estrutura do local comportará recebê-la. Em caso afirmativo, questiona se existe imóvel pertencente à municipalidade que possa abrigar o centro.
A propositura será discutida e votada pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária a ser realizada na quinta-feira (16).
Publicado por: Assessoria do vereador Eduardo da Farmácia