Dezenove alunos do Centro de Capacitação Profissional do Adolescente, do bairro Jardim Ipiranga, participaram na terça-feira (5) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos tiveram palestras e discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
De acordo com o coordenador do projeto, Marcelo Moro, este ano o projeto passou por reformulações e inovações, desenvolvendo um trabalho voltado para atividades interdisciplinares. “Uma das mudanças é a proposta de um resgate histórico do município de forma aprofundada, para que se conheça todo o processo de desenvolvimento político, social e econômico, antes de discutir a situação atual. Além disso, o projeto conta com a realização de uma exposição de trabalhos feitos pelos alunos, a participação de assessores auxiliando os jovens na elaboração e escrita das proposituras e novamente com as visitas monitoradas até a Câmara”, explicou.
Os vereadores Moacir Romero (PT) e Pedro Salvador (PT) estiveram presentes e utilizaram a palavra para ressaltar a importância do projeto. “É uma alegria voltarmos aqui, na continuação do trabalho que vocês começaram na sessão simulada de abertura. É muito importante vermos a disposição e a alegria dos alunos em participar dessas sessões. Vivemos um momento em que a sociedade exige mais de cada um de nós, mais compromisso, mais seriedade naquilo se faz”, ressaltou Romero.
“Não posso deixar de citar o trabalho relevante que tem sido executado por essa Casa de Leis, especialmente o projeto, que abre o Legislativo para que todos possam vir aqui conhecer o espaço do povo. Vocês estão de parabéns, tanto a Câmara quanto o CCPA, por darem a oportunidade pra que vocês possam exercer na plenitude o papel de cidadãos”, disse Salvador.
Sessão simulada
A mesa diretora foi composta por Bruno Duarte Caligioni Oliveira (presidente), Samara Nascimento Orfei (primeira secretária) e Julia Gaspar Ressoni (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, quatro requerimentos, nove moções e cinco indicações.
Projetos
Dois projetos de lei e um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município foram aprovados pelos vereadores mirins:
- O projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria da vereadora Lavinia Fiorani, que inclui os alunos do Centro de Capacitação Profissional do Adolescente no programa de utilização do transporte coletivo municipal;
- O projeto de Lei, de autoria do vereador Maicow Jhonata Laroca e da vereadora Julia Gaspar Ressoni, que dispõe sobre a obrigatoriedade da adequação das calçadas com rampas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
- O projeto de Lei, de autoria do Vereador Bruno Duarte Caligioni Oliveira, que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro Cultural Iniciante de Americana.
Requerimentos
Quatro requerimentos foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Requer esclarecimentos a respeito do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi;
- Requer informações sobre o Posto de Saúde do bairro Jardim Ipiranga;
- Solicita informações sobre a quadra de esportes “Aristides Pisoni”, na Rua Itanhaém, no Jardim Ipiranga;
- Requer esclarecimentos a respeito do Teatro Municipal Lulu Benencase.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Publicado por: Assessoria de Comunicação