Quarenta alunos do quinto ano da E.E. Profº Alcindo Soares do Nascimento, do bairro Jardim Paulistano, participaram nesta quarta-feira (24) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos tiveram palestras e discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
O vereador Moacir Romero (PT) esteve presente e utilizou a palavra para ressaltar a importância do projeto. A mesa diretora foi composta por Renan Bizerra (presidente), Lorrane Bezerra (primeira secretária) e Thais Franchi (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, dois requerimento, duas moções e duas indicações.
Projetos
Dois projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Cria, em todas as praças de Americana, o Cantinho da Coleta Seletiva;
- Cria a campanha educativa “Cuide bem de seu animal doméstico”;
- Proíbe o uso de embalagens de material isopor nos supermercados de Americana.
Requerimento
Dois requerimentos foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Solicita informações do Poder Executivo sobre a fiscalização das queimadas nos quintais, terrenos baldios e matas;
- Pede informações sobre a construção de calçadas em torno da EE Prof. Alcindo Soares do Nascimento.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Publicado por: Assessoria de Comunicação