O vereador Dr. Otto Kinsui (PMDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre a paralisação das obras do Condomínio Residencial Vida Nova I e II, localizados na Rua Maranhão, no bairro Praia Azul.
No documento, o parlamentar explica que a construção do condomínio foi anunciada pela secretaria de Habitação em julho de 2012, com auxílio de verbas federais e estaduais, através dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Paulista”. “A construção dos 896 apartamentos, que seriam sorteados às 11 mil famílias carentes inscritas, sofreu diversos atrasos, paralisações e sucessivamente prorrogações em sua data de entrega. A última data era prevista para abril de 2015”, expõe.
O vereador reitera pedido realizado em abril em que questionava a paralisação das obras. “Visitamos mais uma vez as edificações e pudemos notar que 75% dos serviços foram concretizados pela Construtora Aurora, empresa ganhadora da primeira licitação. Em resposta ao requerimento, a Caixa Econômica Federal realizou uma reunião e constatou a falta de condições financeiras para a construtora, impossibilitando a continuidade do empreendimento, já visualizando uma possível rescisão de contrato”, relata.
“Vale lembrar que os repasses por apartamento são de R$ 65 mil reais do programa Minha Casa, Minha Vida e R$ 7 mil reais provindos do programa Casa Paulista, que deveriam ser repassados para a construtora, porém, desde outubro de 2014, não foram realizados pela Caixa Econômica Federal”, acrescenta.
Dr. Otto questiona se a prefeitura tem acesso aos documentos que demonstram os repasses realizados entre a Caixa e a construtora e qual o motivo da rescisão do contrato. Pergunta sobre o processo da nova licitação e quais foram as empresas participantes. Questiona também se as famílias foram avisadas sobre a paralisação das obras.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quarta-feira (08).
Publicado por: Assessoria de Comunicação