O vereador Eduardo da Farmácia (SDD) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre despesas do município para a manutenção de órgãos estaduais e federais.
De acordo com o parlamentar, Americana cede há muitos anos espaços físicos e servidores municipais para órgãos de responsabilidade dos governos estadual e federal, como Vara do Trabalho, Cartório Eleitoral, Tiro de Guerra, Poupatempo, delegacias de polícia e escolas estaduais, entre outros.
Segundo informações preliminares levantadas pelo vereador, já são mais de 170 servidores cedidos pela administração municipal a esses órgãos. “No mesmo sentido, há vários imóveis locados e cedidos pela Prefeitura, que representam mais despesas para a administração. existem, também, aqueles que geram outras despesas de manutenção que são imputadas ao município”, afirma.
“Sabendo da atual crise financeira em que a prefeitura municipal se encontra, até com a possibilidade de exoneração de servidores estáveis, não é justo que a administração continue despendendo recursos municipais na manutenção de órgãos públicos que não são de sua responsabilidade”, acrescenta.
No requerimento, Eduardo pergunta quantos servidores estão cedidos a órgãos públicos de responsabilidade dos governos estadual e federal, solicitando ainda que sejam informados números individuais de cada esfera. Questiona, ainda, qual o custo mensal à administração com salários, benefícios, seguridade social e alimentação deste servidores.
Eduardo pede ainda que sejam informados quantos imóveis públicos estão cedidos e quantos foram alugados pela administração para utilização do Estado e da União, com o respectivo custo mensal, além de despesas relativas a consumo de água, energia elétrica e telefonia, entre outros.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (6).
Publicado por: Assessoria de Comunicação