A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (2) sessão solene para entrega da medalha de mérito “Herbert de Souza – Betinho” ao Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana (SOMA). A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Davi Ramos (PC do B).
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Pedro Peol (PV), os vereadores Adelino Leal (PT), Davi Ramos, Duzzi (SDD), Joãozinho do Quiosque (PSB), Luciano Corrêa (SDD), Moacir Romero (PT) e Odair Dias (PV), o presidente do SOMA João Carlos Tavares, a coordenadora pedagógica do SOMA Maria Aparecida Pirassoli Brás Conte, o vice-prefeito de Americana Roger Willians (PSDB), o secretário municipal de Habitação e Promoção Social Marco Antonio Alves Jorge, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Antônio Dias da Fonseca e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA) Dimas Zulian, além de autoridades, convidados e adolescentes atendidos pelo SOMA.
Durante a solenidade, o vereador Davi Ramos destacou a importância do trabalho da entidade. “Todos sabemos da importância que o SOMA tem para a formação dos jovens, não apenas para o mercado de trabalho, mas na formação pessoal, bem como da atuação junto às famílias nesses 54 anos. Eu fui um guarda mirim, como éramos chamados na época, e todos que passam por lá se tornam pessoas de bem. Então deixo os parabéns pelo trabalho e também agradeço por ter feito parte dessa história”, discursou.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Peol, enalteceu a forma como o SOMA lida com os adolescentes. “Todos sabemos do trabalho do SOMA, e da hospitalidade com que somos recebidos na entidade. E é com este mesmo carinho que eles cuidam dos adolescentes há 54 anos. Parabéns a todos que contribuíram e contribuem para este trabalho”, disse.
Em seu discurso de agradecimento, o presidente do SOMA, João Carlos Tavares, lembrou do histórico da entidade. “Nestes 54 anos de existência, formamos 12.800 adolescentes, o que significa mais de 5% da população atual de Americana. Em nosso programa socioeducativo, oferecemos aos adolescentes, de forma gratuita, planejada e continuada, cursos de iniciação profissional. Ingressar no SOMA Americana é um sonho: o sonho de poder ser integrado ao mundo do trabalho. Em nome de todos os membros do nosso corpo de trabalho, agradeço por esta homenagem e reconhecimento. Muito obrigado a todos”, falou.
Medalha “Herbert de Souza”
A honraria medalha “Herbert de Souza” foi instituída em 2008 na Câmara Municipal, através de decreto legislativo de autoria dos vereadores Davi Ramos e Luiz Renato (PC do B). O objetivo é homenagear as pessoas e instituições que se destacaram na área social e mobilização popular.
SOMA
O Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana – SOMA, foi fundado em 16 de julho de 1961, por um grupo de cidadãos que se uniram em torno de uma causa nobre e em função de uma necessidade social em atender adolescentes desfavorecidos economicamente, a fim de colocá-los no mercado de trabalho através de um estágio educativo.
O SOMA, que em seu início foi marcado por um trabalho extremamente informal, atualmente oferece variados cursos de iniciação profissional, inclusive conveniado com o SENAI. Além disso, o programa Socioeducativo garante complementação e acompanhamento do ensino regular, visando o desenvolvimento pessoal, pedagógico e psicossocial, na perspectiva do fortalecimento de potencialidades e visão do futuro dos adolescentes, modificando histórias de vida.
O SOMA destaca-se pela sua seriedade, compromisso, organização e responsabilidade social no desenvolvimento de seus projetos, que visam contribuir para a superação da fragilização dos vínculos familiares, educacionais e sociais, estimulando assim o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, autonomia, protagonismo social e participação cidadã, bem como estimular e orientar o cidadão, criando a formação básica para o trabalho.
Para o adolescente, principalmente se pertencente à classe social menos favorecida, ingressar no SOMA – Americana hoje se tornou um sonho: o sonho de poder ser integrado ao mercado de trabalho.
E é por esses e tantos outros motivos que a Câmara Municipal de Americana entrega ao Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana a medalha de mérito Herbert de Souza – Betinho.
Publicado por: Assessoria de Comunicação