O vereador Odair Dias (PV) reuniu-se nesta quarta-feira (30) na Câmara Municipal de Americana com representantes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) de Americana, do poder público municipal, da diretoria de ensino e das concessionárias do transporte coletivo para discutir alternativas para a realização de formatura conjunta dos alunos do curso.
Participaram da reunião o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Marcelo Oliveira, o instrutor do Proerd, Cabo PM Lima, a representante da secretaria de Educação, Marlene Urbano Durante, as representantes da Diretoria de Ensino de Americana, Elaine Silva Dante, Denise Pecioli e Junia dos Santos Romera e o representante da VCA (Viação Cidade de Americana), Marcos Guiroldelo.
Durante o encontro, foram sugeridas opções para a realização de formatura dos alunos das escolas públicas e municipais. Foram apresentadas questões como a dificuldade de algumas escolas em sediar o evento, a viabilidade do transporte dos alunos para participação em eventos externos e a participação da comunidade na formatura realizada nas próprias escolas.
A representante da secretaria de Educação, Marlene Duarte, ressaltou os benefícios do evento realizado nas escolas, como a proximidade das famílias com o ambiente escolar.
O Coronel Marcelo Oliveira defendeu o direito de escolha dos diretores das escolas. “Um evento externo divulga o trabalho do Proerd e incentiva os alunos. No entanto, a formatura nas escolas também apresenta um caráter mais familiar. Acredito que a escolha do local deva ficar a critério dos diretores. Assim, as escolas que não tem condições de realizar o evento, podem contar com a ajuda da PM”, ressaltou.
Para Odair Dias, o encontro foi importante para a apresentação dos pontos de vista e das alternativas para a realização das formaturas. “Um grupo de escolas pode optar por fazer o evento no local, enquanto outras pela formatura conjunta. Conseguimos progredir e coloco-me à disposição para outras discussões. Acredito que, se quisermos realizar mudanças na sociedade, conseguiremos por intermédio da educação”, concluiu.
Proerd
O Proerd é um projeto em que policiais militares fardados, treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso nas salas de aulas das escolas municipais, estaduais e particulares. O programa consiste em uma ação conjunta entre a PM, escolas e famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Publicado por: Assessoria de Comunicação