Setenta alunos do Ensino Médio da E.E. Profª Olympia Barth de Oliveira, do bairro Jardim Ipiranga, participaram na segunda-feira (16) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos tiveram palestras e discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
O vereador Moacir Romero (PT) esteve presente e utilizou a palavra para ressaltar a importância do projeto. A mesa diretora foi composta por Bárbara Regina Duarte Marabin (presidente), Thainá Fegoni Fernandes (primeira secretária) e Evally Jussara Alves Vieira (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei e dois requerimentos.
Projetos
Dois projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Dispõe da conservação dos patrimônios Históricos e culturais de Americana;
- Institui o programa “Conserve seu patrimônio e o espaço público”, e da outras providências.
Requerimentos
- Requer informações e providência sobre a retirada de esgoto da represa de Salto Grande;
- Requer providências sobre a restauração e reabertura do Museu Histórico Pedagógico Municipal Dr. João da Silva Carrão, mais conhecido como Casarão.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Publicado por: Assessoria de Comunicação