Quarenta alunos do Ensino Médio da E.E. Professor Martinho Rubens Beluco, do bairro Praia Azul, participaram na terça-feira (2) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos tiveram palestras e discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
O prefeito Omar Najar (PSDB) e o vereador Moacir Romero (PT) estiveram presentes e utilizaram a palavra para ressaltar a importância do projeto. A mesa diretora foi composta por Suelen Aparecida Martins (presidente), Ariani Michele da Costa (primeiro secretário) e Leticia Ferreira (segundo secretário). Foi discutido três projetos de lei, dois requerimentos.
Projetos
Três projetos de lei foi aprovado pelos vereadores mirins:
- Dispõe sobre a autorização para que sejam criadas creches noturnas para cidadãos que precisam deixar seus filhos em um lugar seguro enquanto cumprem a jornada de trabalho noturna;
- Dispõe sobre a reestruturação do município de Americana e o término das obras que estão em andamento;
- Dispõe sobre a criação da Semana do Estudante e atribui responsabilidades da organização das comemorações nas unidades escolares do município de Americana, estimulando questões culturais e didáticas;
Requerimentos
- Requer informações sobre distribuição de água;
- Revitalização e manutenção de abrigos de passageiros em pontos de ônibus – transporte coletivo urbano;
- Requer informações sobre planejamento urbano;
- Requer informações sobre revitalização da Praia Azul;
- Requer informações sobre UPA Praia Azul;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Publicado por: Assessoria de Comunicação