Com o objetivo de impedir a transferência da Agência Ambiental da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) de Americana para Limeira, o vereador Cauê Macris (PSDB) está realizando reuniões com todos os prefeitos e presidentes de câmaras da região para conseguir apoio para a manutenção da companhia na cidade.
“Será uma grande perda para a região caso a Cetesb saia de Americana”, comentou Cauê, que nesta segunda-feira esteve com o prefeito barbarense, José Maria de Araújo Junior (PSDB). No encontro, realizado na prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, também esteve presente o gerente da Cetesb em Americana, Antonio Salomão Junior.
Zé Maria, que apóia o movimento, afirmou que vai participar de reunião na quarta-feira com o secretário de estado do meio ambiente, Francisco Graziano, e vai aproveitar para manifestar o repúdio a esta idéia. No mesmo sentido, outro que já entrou em contato com Graziano foi o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB).
“Nossa meta é obter esses apoios e então levar ao conhecimento do governador a necessidade da região manter uma unidade da Cetesb. Além de Americana e Santa Bárbara, ainda visitaremos os prefeitos e presidentes de câmaras de Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia”, explicou o vereador.
A alegação do governo estadual é que a medida seria tomada para contenção de despesas. O valor do aluguel pago para a abrigar a unidade no município é considerado alto, já na cidade vizinha o prédio da companhia é do próprio Estado. A ida da Agência para Limeira, porém, tornaria alguns processos muito burocráticos.
Segundo o próprio órgão, que completa 21 anos na cidade em 2007, são 20 funcionários e mais de 5 mil estabelecimentos cadastrados. Entretanto, o número de solicitações atendidas é superior a de cidades como Piracicaba, Limeira e Paulínia. Além disso, a Agência é a 7ª em arrecadação no estado, sendo a 1ª da região.
A próxima reunião ocorrerá na quarta-feira, às 9h, com o prefeito de Sumaré, José Antonio Bachin (PT).
Publicado por: Assessoria de Comunicação