O vereador Valdecir Duzzi (SDD) protocolou na secretaria da Casa um projeto de lei em que propõe a alteração da lei municipal nº 2.482/1991, que dispõe sobre a proibição, comercialização, distribuição e uso de buzina de pressão à base de gás propanobutano, envasado em tubo de aerossol e dá outras providências.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é proteger a população contra ameaças à saúde causadas pelas chamadas “buzina do barulho” ou “buzina da alegria”. As latas contêm uma combinação de gases butano e propano, expelida sob pressão, e que passa por uma válvula sendo capaz de produzir um intenso ruído.
Na propositura consta que a buzina de pressão produz um estado de euforia, relaxamento e bem-estar que pode ser seguido por náuseas, vômitos, perdas da capacidade motora, lapso de memória, convulsões e até morte por asfixia. “Seu uso contínuo pode lesar o aparelho auditivo, dano hepático e à medula óssea, além de problemas psicomotores”, explica.
“Peço a necessidade de fiscalização e de fortalecimento de ações educativas, como forma de conscientizar os jovens sobre os riscos associados ao consumo dessas substâncias”, destaca Duzzi.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em sessão ordinária.
Publicado por: Assessoria de Comunicação